Segunda-Feira, 21 de Abril de 2025

X Conferência de Assistência Social de Aroeiras do Itaim debate os direitos do povo e o dever do Estado na garantia da proteção social

Publicado em 31/08/2021
Por Redação
FA-IMG-9d652af7daae54610da9.jpg
FA-IMG-9d652af7daae54610da9.jpg
Conferência contou com a presença de autoridades municipais/Portal O Povo

A administração “Crescendo com o povo”, da Prefeitura de Aroeiras do Itaim, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e com o apoio do Conselho Municipal de Assistência Social, realizou nesta quarta-feira, 25 de agosto, a X Conferência Municipal de Assistência Social.

Confira AQUI mais imagens!

O evento que foi realizado na Unidade Escolar São José teve como tema debatido: “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com Financiamento Público, Para Enfrentar as Desigualdades e Garantir Proteção Social”.

Participaram da X Conferência o prefeito, Bill de Deus (PTB), o secretário municipal de Administração, Wesley Gonçalves, o vice-prefeito, Edilson Teixeira (PT), a secretária municipal de Assistência Social, Fátima Rodrigues, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Flávia Marcele, além de colaboradores do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Durante a programação foi realizada uma palestra ministrada pela assistente social, assessora técnica e professora universitária, Ângela Bezerra, onde através de um Painel, SUAS (Serviço Único de Assistência Social), ela abordou os principais eixos que permeiam o trabalho de uma Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), como a proteção social não-contributiva, o princípio da equidade, financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromisso e corresponsabilidade.

Ainda na explanação do Painel Suas a assistente social também falou sobre outros eixos como o controle social, o lugar da sociedade civil no SUAS, a importância da participação dos usuários, gestão e acesso a segurança socioeducacionais, articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direito socioeducacionais e proteção social, além da atuação do SUAS em situações de calamidade pública e emergenciais.

Palestrante Ângela Bezerra

“O comprometimento dos gestores com a política pública de assistência social é importante principalmente no momento que nós estamos passando de pandemia, de calamidade pública, porque a assistência social é a porta de entrada para essas famílias em situação de vulnerabilidade, para essas famílias em situação de exclusão social”, pontuou Ângela Bezerra.

O secretário de Administração, Wesley de Deus, elogiou o trabalho que tem sido realizado em Aroeiras do Itaim na área da Assistência Social e destacou que a Prefeitura tem dado suporte e apoio para que a pasta desenvolva cada vez mais ações voltadas para beneficiar principalmente as famílias mais carentes e em vulnerabilidade.

Wesley Gonçalves, secretário de Administração

A secretária de Assistência Social, Fátima Rodrigues, avaliou que a X Conferência foi bastante importante para o município de Aroeiras do Itaim tendo em vista que foram debatidas várias políticas públicas para o município atender as famílias vulneráveis.

Fátima Rodrigues, secretária de Assistência Social

“Esse momento de discussão é a oportunidade que a gente tem de ouvir as demais Secretarias, as demais entidades para justamente podermos fazer um acompanhamento voltado para todas as Secretarias para todos os públicos dentro da Saúde, da Educação, para a gente ter noção do que acontece fora porque agora a gente tem um conjunto onde teremos informações de todos e faremos um apanhado geral e assim teremos uma visão mais ampla das políticas que precisam ser implantadas em nosso município”, destacou Fátima Rodrigues.

A programação da X Conferência Municipal de Assistência Social contou ainda com uma Roda de Conversa e um lanche que foi servido para todos os presentes.

O evento também aconteceu respeitando todas as orientações dos órgãos de saúde para enfrentamento da pandemia como uso obrigatório de máscara de proteção, disponibilização de álcool 70% e distanciamento social.

Vice-prefeito, Edilson Teixeira

Após o término da X Conferência Municipal de Assistência Social de Aroeiras do Itaim todos os participantes receberam um Certificado de participação no evento.

Fonte: Portal O Povo

Comentários