Domingo, 13 de Outubro de 2024

Merenda escolar é distribuída em Caldeirão Grande do Piauí e vai reforçar alimentação dos alunos em família

Publicado em 24/06/2021
Por Redação
FA-IMG-2a61c83294bc129c9fda.jpg
FA-IMG-2a61c83294bc129c9fda.jpg
Famílias dos alunos receberam kits de alimentos da merenda escolar/cidadesnanet

A Prefeitura de Caldeirão Grande do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou nesta segunda-feira, 21 de junho, a distribuição de kits de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Os alimentos, que seriam utilizados na merenda escolar e ofertados aos alunos nas escolas, agora, em virtude da suspensão das aulas presenciais, estão sendo distribuídos para complementar a alimentação dos alunos em família.

Cada aluno matriculado na Rede Pública Municipal de Ensino receberá um kit. No município há famílias com até cinco alunos matriculados. Nesse caso, por exemplo, a família receberá cinco kits.

Ao todo, serão distribuídos 911 kits de alimentação escolar, que é composto por cinco quilos de arroz, dois pacotes de macarrão, dois flocão, dois quilos de açúcar, um pacote de leite, um pacote de biscoito e uma sardinha.

O alimento é retirado na escola onde o aluno é matriculado, seguindo os protocolos de segurança sanitária de prevenção à transmissão da Covid-19.

A entrega iniciou pela manhã nas escolas situadas na sede do município – a Creche e Pré-Escola Odolina Angélica, a Unidade Escolar José Rodrigues Damasceno, e a Unidade Escolar Senador Dirceu Mendes Arcoverde. Na terça-feira (22), a distribuição prosseguirá nas escolas da zona rural.

Para a secretária municipal de Educação, Damiana Irene, essa é uma ação importante, pois vai reforçar a alimentação do aluno. “O momento não é fácil, por conta da pandemia, e esse alimento vai complementar a alimentação dos alunos e auxiliar na questão nutricional destes”.

A secretária salientou que, para garantir a composição de um kit alimentar mais completo, a gestão do prefeito Filipe Gonçalves aplicou recursos próprios para a aquisição dos alimentos. “A gente sabe que o recurso repassado pelo Governo Federal para a alimentação escolar é insuficiente para garantir a alimentação escolar de um aluno. São apenas R$ 0,39 por dia para cada aluno. Então, o município teve que complementar, de forma que fosse atendida a qualidade nutricional”, disse.

Damiana Irene, secretária de educação

Além dos alimentos, as escolas estão entregando novas atividades escolares. “Essas atividades fazem parte da metodologia de aulas remotas. Nós utilizamos vários recursos, como grupos de whatsapp, a plataforma virtual, e temos as atividades impressas, de forma que a gente consiga atender a todos os alunos”, explicou a secretária.

O município de Caldeirão Grande do Piauí também já planeja a retomada das aulas presenciais para o segundo semestre. Damiana Irene salientou que um passo importante foi a imunização dos trabalhadores da Educação. “Todos já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Nós estamos aguardando a segunda dose, e quem sabe, já no segundo semestre, possamos retomar as aulas na modalidade presencial, de forma híbrida”, disse.

A secretária explicou que o município elaborou todo um plano de retomada das aulas presenciais seguindo todos os protocolos sanitários estabelecidos pelos órgãos de saúde com vistas a prevenção da Covid.

“Nós elaboramos esse plano para fevereiro. Adaptamos as nossas escolas conforme a capacidade, adquirimos os equipamentos de proteção individual necessários para os trabalhadores, os kits para os estudantes, como toalha, máscara, garrafas de água e demarcamos as escolas. Mas tivemos um pico da doença em nosso município e esse plano teve que ser adiado. Mas hoje temos apenas três casos da doença, e com o avanço da vacinação, já podemos pensar numa retomada”.

Fonte: cidadesnanet

 

Comentários