Sexta-Feira, 11 de Outubro de 2024

No Piauí mais de 135 mil estudantes irão realizar as provas do Enem 2020

Publicado em 16/12/2020
Por Redação
FA-IMG-6e4a0a8b3dcf937355eb.jpg
FA-IMG-6e4a0a8b3dcf937355eb.jpg
/Reprodução
Por: Isael Pereira

As datas de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproximam. No Brasil cerca de 6,1 milhões de alunos, treineiros e demais pessoas irão fazer as provas do Enem. Este ano, os testes contam com duas versões, a tradicional que é a impressa e será aplicada nos dias 17/01 e 24/01 e a nova modalidade, a digital, que vai ser aplicada nos dias 31/01 e 07/02 deste ano.

No estado do Piauí cerca de 135 mil alunos irão fazer as provas do Enem, de acordo com dados dos anos anteriores, o estado teve um aumento de 10% no número de inscritos para a realização das provas.

Dentro deste índice se encontra o jovem Emerson Sousa do município de Bocaina e que irá realizar as provas em Picos. Emerson tenta conquistar através da nota do Enem uma vaga no curso de Enfermagem, de acordo com ele a sua preparação pessoal para o Enem 2020 teve muita diferença em relação ao ano de 2019, pois devido a pandemia da Covid-19, as escolas e cursinhos preparatórios estavam fechados.

“Foi um pouco diferente e desafiador, apesar de estarmos avançados na tecnologia o município de Bocaina não possui uma rede de internet boa, sendo razoável, com isso o processo para assistir a vídeo aulas foi estressante, pelo canal do Governo do Piauí, pois a internet caía muito e não funcionava, foi algo bem desafiador”, disse o estudante.

Emerson Sousa conta que além de vídeo aulas assistidas por diversos canais do YouTube e pelo canal Educação que é um aplicativo do Governo do Estado do Piauí, usou a tática de responder cadernos de questões de edições anteriores, assim como fez a leitura e uso de apostilas e livros em geral que já possuía na sua casa. “Fiz um cronograma para dividir por semanas, quais as matérias que eu ia ver, assim como, os conteúdos que eu ia estudar e a resolução de muitas questões”, disse Emerson Sousa.

Assim como Emerson, o jovem Clemer José, natural da cidade de Geminiano, mas que reside em Picos, também irá realizar as provas do Enem. Clemer iniciou os estudos no curso de Jornalismo na UESPI em 2019, mas segundo ele, não se identificou o suficiente para continuar os estudos, e agora, busca uma nova oportunidade através das notas do Enem para cursar Medicina.

“Só consegui voltar e pegar o ritmo de estudos na metade do ano de 2020, em plena pandemia, fiquei estudando em casa com vídeo aulas e livros. Para mim foi bastante difícil porque eu era acostumado a estudar presencial, tanto no Ensino Médio quanto no Superior, daí passar a estudar por vídeo aulas e outros recursos foi bem difícil, a preparação foi complicada, creio que não só para mim, mas para os outros alunos”, explicou Clemer José.

Clemer ainda conta que sua rotina de estudos foi estreitada, assim como várias outras pessoas, o jovem conciliava uma vida de trabalho e estudos e acabou usando a estratégia de pegar resumos dos conteúdos, como também, resolver questões.

O jovem acredita com base em sua opinião que diante das circunstâncias enfrentadas, segundo ele, o Enem 2020 deveria ter sido cancelado. Clemer conta que mesmo com acesso à internet e notebook já enfrentou dificuldades nos estudos e faz um alerta para os demais estudantes que não dispuseram desses aparatos tecnológicos. “Os alunos que não têm material iriam estudar como? O melhor era o Governo Federal ter cancelado o Enem desse ano e ter investido em medidas para que as aulas presenciais voltassem logo, e só assim ter o Enem, no caso, em 2021”, finalizou Clemer José.

 

Comentários