Sábado, 12 de Outubro de 2024

Municípios da região de Picos se destacam nas notas do IDEB

Publicado em 03/09/2020
Por Edson Costa
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Municípios avançaram nas notas do IDEB/Reprodução

O Ministério da Educação (MEC), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na última terça-feira, 15 de setembro, os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Pelo que mostram as notas relativas à 2019, os municípios da região de Picos têm registrados avanços, superando as metas projetadas para cada cidade.

O IDEB revela a qualidade do aprendizado dos alunos no Ensino Fundamental, considerando especialmente as habilidades em Língua Portuguesa e Matemática. Pelo resultado, estados, municípios e escolas podem identificar suas dificuldades e traçar planos para melhorar o seu desempenho.

Aroeiras do Itaim

O educação do município de Aroeiras do Itaim obteve nota 5.3, nos Anos Iniciais, superando a meta projetada da cidade, que era de 4.9. Nos Anos Finais, o município faltou apenas um décimo para alcançar a meta, porém houve um avanço com relação ao último IDEB, de 2017, onde o município avançou de 3.7 para 4.1 este ano.

 

Caldeirão Grande do Piauí

Em Caldeirão Grande do Piauí, a meta projetada era 5.7, mas a educação municipal conseguiu se superar registrando a nota 5.9, no Anos Iniciais. Para os Anos Finais, o município também se superou com nota 4.9.

 

Caridade do Piauí

Caridade do Piauí foi outro município em que os resultados da educação avançaram. O IDEB apresentou a nota 5.7, para os Anos Iniciais, e para os Anos Finais, o resultado pulou de 3.9, em 2017, para 4.8, também superando a meta projetada para o município, que é de 4.4.

 

Dom Expedito Lopes

Dom Expedito Lopes também está na relação dos municípios com excelentes resultados. Nos Anos Iniciais a educação avançou da nota de 5.0, em 2017, para 6.3, em 2019. Nos Anos Finais, a nota registrada de 5.4, ultrapassou a meta projetada pelo IDEB para o município, que é 4.7.

 

Francisco Santos

Em Francisco Santos, nos Anos Iniciais, o resultado superou o de 2017, sendo registrada nota 5.8, onde a nota projetada para o município neste ano, é 5.2. Nos Anos Finais, mesmo não alcançado ainda a meta, faltando apenas três décimos, mas houve uma avanço sendo registrada nota 4.9 com relação à última nota do IDEB.

 

Isaías Coelho

Outro município que obteve resultados excelentes foi Isaías Coelho. Em 2017, nos Anos Iniciais, o IDEB ficou em 4.6, aumentando neste último resultado para 5.9. Nos Anos finais houve também um avanço na nota, avançando de 4.0 para 4.6, superando a meta projetada do município, que é de 4.3.

 

Santana do Piauí

Em Santana do Piauí, a educação também avançou. Nos Anos Iniciais, a nota ficou em 5.5. Já para os Anos Finais, o IDEB registrou nota 4.8, faltando apenas um décimo para a nota projetada para o município, mesmo assim, houve avanço com relação a nota de 2017, que ficou em 4.4.

 

Santa Cruz do Piauí

Em Santa Cruz do Piauí, a nota avançou de 4.1, em 2017, para 6.2, nos Anos Iniciais. Para os Anos Finais, o IDEB registrou nota de 4.5, ficando apenas três décimos abaixo da meta projetada para o município, porém houve um avanço com relação à 2017, que registrou nota de 3.6.

 

São João da Canabrava

São João da Canabrava se destacou no estado. O município alcançou nos Anos Iniciais, nota 7.1, avançando de 5.0 em 2017. Nos Anos Finais a educação também avançou, obtendo nota 5.8, superando a meta projetada, que é 5.0.

 

São Luís do Piauí

Em São Luís do Piauí, o IDEB divulgou nota 5.6 para os Anos Iniciais, e para os Anos Finais, o resultado alcançado foi 5.2, ultrapassando a meta projetada para o município, que é de 4.3.

 

Simões

Já em Simões, conhecida como “Cida dos Ventos”, a nota saltou de 5.0, em 2017, para 6.7, nos Anos Iniciais. Para a educação ofertada nos Anos Finais, o IDEB registrou também avanço, quando foi divulgado nota 5.1.

Sobre os avanços relacionados as notas do IDEB, nossa reportagem conversou com o pedagogo, técnico em processo de ensino, estratégias e práticas de educação criativa e, diretor da INOVATY Assessoria e Consultoria, Edson Sá.

Edson Sá

“Estes resultados refletem em competência e compromisso pela educação plural e, que permite o desenvolvimento integral dos alunos e alunas. É importante frisar que esse indicador não é calculado apenas pelo teste de conhecimento, a avaliação cognitiva ou prova SAEB como comumente é assim descrita, soma-se ações articuladas da gestão educacional com os professores, técnicos de ensino, alunos e seus familiares, além de modernização dos espaços e recursos educacionais, incluindo uma boa qualificação profissional. Tudo isso é fruto de um trabalho primoroso, e de responsabilidade de seus gestores, apoiados por uma equipe que entende e faz educação transformadora e de conquistas”, disse o pedagogo Edson Sá.

Todas as notas e metas projetadas para os municípios brasileiros estão disponíveis no endereço eletrônico: http://ideb.inep.gov.br.

 

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