Neste dia 02 de abril foi celebrado o Dia Mundial do Autismo, e para não deixar passar em branco, a Prefeitura de Dom Expedito Lopes através da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu um momento de homenagem direcionado aos autistas residentes no município.
A Secretaria Municipal de Assistência Social iria realizar um projeto voltado para celebração do dia, com a realização de uma caminhada de sensibilização pelas ruas da cidade, porém devido a pandemia do coronavírus, o momento foi cancelado.
De forma educativa e com o uso de equipamentos de proteção individual, a Secretaria de Assistência Social realizou a entrega de lembranças para os autistas e também kits de higiene para os familiares destes autistas que residem na zona urbana e rural do município.
“O objetivo da atividade foi não deixar passar em branco esta data tão importante. Ficamos felizes em promover este momento de homenagem para todos eles (autistas)”, disse o secretário Jordani Ferreira.
O autismo se constitui em um quadro cuja gravidade e cronicidade implica em uma maior demanda por cuidados. Diante disto, a família é convocada a se mobilizar e se adaptar às necessidades emergentes, onde a maior dificuldade encontrada pelas mães consiste nos comportamentos característicos da criança autista, em suas limitações, nas atividades que envolvem higiene, sobrecarga resultante das responsabilidades domésticas, cuidados com a criança e responsabilidade pela manutenção dos tratamentos do filho.