Os membros do Conselho Tutelar de Aroeiras do Itaim participaram desde a última quinta-feira (23), na cidade de Picos, do Curso de Formação Continuada para Conselheiros de Direitos e Conselheiros Tutelares da Criança e do Adolescente. O evento de capacitação é uma oferta da Escola de Conselhos do Estado, projeto desenvolvido pelo Governo do Estado do Piauí através da Secretaria Estadual de Assistência Social.
O Curso de Formação Continuada para Conselheiros de Direitos e Conselheiros Tutelares da Criança e do Adolescente aconteceu na Escola Coelho Rodrigues até este sábado (25), reunindo representantes de 19 municípios do Vale do Guaribas. É o segundo encontro de capacitação, de um total de seis que devem ser concluídos em outubro de 2020.
O município de Aroeiras do Itaim foi representado no evento pelos conselheiros tutelares Libânio Pereira, Hélio de Deus, Leidimar dos Santos, Flaviana Leite e a conselheira de Direitos e presidente do CMDCA, Fernanda Holanda.
O membro do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, Antônio José dos Santos, destacou que a capacitação visa oferecer conhecimento sobre o trabalho dos conselheiros e suas competências nos setores de atuação.
“Essa capacitação é muito proveitosa. Primeiro porque existem muitos mitos quanto a competência dos Conselhos de Direitos, e o Governo do Estado através da Secretaria de Assistência Social busca ofertar as condições mínimas de conhecimento para o Conselho Tutelar, para que de fato possam desempenhar o seu papel. Essa formação vem acontecendo de forma qualificada e mais aprofundada”, frisou Antônio José dos Santos.
Conselheiros de Aroeiras com presidente do CMDCA, Fernanda
Temáticas
No segundo encontro de formação as temáticas trataram sobre o Sistema único da Assistência Social (unidades de atendimento e serviços, proteção social), além de tratar sobre o Conselho Tutelar no que diz respeito ao papel, competências, funcionamento e organização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Ao final de cada capacitação, os conselheiros recebem Certificação Profissionalizante.