Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2024

Conheça o Crossfit, modalidade esportiva que tem se popularizado em Picos

Publicado em 08/07/2019
Por Redação
FA-IMG-1ef9aba62b5d4e9c1961.jpg
FA-IMG-1ef9aba62b5d4e9c1961.jpg
CrossFit se populariza em Picos/Folha Atual

Nessa maratona de atividades físicas e de busca pela qualidade de vida, você caro leitor, já deve ter se deparado com um crossfiteiro de plantão. Quem pratica se torna um amante ávido da modalidade Crossfit e lista milhares de benefícios que o mesmo proporciona. É perda de calorias, fortalecimento muscular, interação entre os praticantes, sentimento de pertença a um grupo. Estes são apenas alguns dos atrativos que fazem do Cross uma atividade que mais tem atraído adeptos na cidade de Picos.

A reportagem do Jornal Folha Atual visitou um espaço reservado para prática de CroosFit no bairro Canto da Várzea, onde entrevistou o coach (instrutor que prepara e aplica o treino) e praticantes. No primeiro contato, a surpresa! Não existem tantos aparelhos como nas academias de musculação, o que realmente conta é a capacidade física do aluno, cada um vai ao seu limite nos exercícios.

Trazendo elementos históricos e técnicos, o Crossfit surgiu na década de 90, nos Estados Unidos e desde então se popularizou por todo o mundo. O Brasil é hoje o segundo país com maior número de adeptos à modalidade composta por exercícios funcionais extremamente intensos que desenvolvem o condicionamento do corpo de forma geral.

Os treinos, por sua vez, são divididos em três partes: aquecimento, técnica e WOD (treino do dia, traduzido do inglês “workout of the day”). A primeira parte, como o nome já explica, tem o objetivo de aquecer o corpo e prepará-lo para a aula, diminuindo os riscos de se lesionar. A segunda, tem como finalidade aprender ou aperfeiçoar alguns exercícios que serão praticados em seguida, no WOD – última (e mais esperada) etapa do treinamento.

O coach de Crossfit que atua no segmento há mais dois anos na cidade de Picos, Johnatas Carvalho, explicou os fundamentos da modalidade esportiva que necessita sempre ser acompanhada por um profissional para garantia da qualidade e segurança na execução dos exercícios.

“O ideal é sim ter um profissional que te acompanhe, que lhe oriente e corrija sobre técnicas, aumentando a eficiência do treino e evitando que o praticante se lesione. Tem que ter o acompanhamento eficiente, de acordo com a capacidade do aluno, de acordo com a necessidade para que a pessoa possa realizar o movimento direcionado. O treino é sempre preparado pensando no aluno, onde podem ocorrer regressões e progressões diante do desempenho demonstrado”, disse o coach.

Coach Johnatas Carvalho

Johnatas Carvalho ressaltou ainda que no Crossfit ocorre uma alta perda calórica, sendo uma atividade aberta para as pessoas em qualquer faixa etária que buscam qualidade de vida e hábitos saudáveis.

“Existe sim um gasto calórico muito grande durante o treino, porque os exercícios são de alta intensidade. É um movimento de estímulo metabólico, onde o aluno sempre procura dar seu máximo, superando seus limites”, frisou.

 

O Crossfit me conquistou!

Essa é uma frase unânime entre os alunos do Cross. A Lanna Carvalho há 11 meses se dedica a prática da modalidade que começou pela indicação dos amigos e depois virou seu vício diário.

“Eu iniciei a partir dos comentários positivos de outras pessoas, achei interessante e procurei saber como era. Participei da aula experimental e gostei bastante, pela diversidade dos treinos. A musculação é uma coisa muito monótona e o Crossfit é muito dinâmico, que faz você superar seus limites, estar sempre inovando, além da união que acho muito bacana. Aqui você conhece mais pessoas, se torna amigo e cria uma família”, enfatizou.

Lanna Carvalho

Nesse tempo de treino, a Lanna já observou vários resultados positivos, sobretudo a perda de peso e fortalecimento muscular.

“Eu emagreci muito associado a uma dieta alimentar e agora estou na parte de hipertrofia. O Cross trabalha tudo, eu acho muito bacana e não pretendo sair tão cedo”, concluiu.

 

Comentários