Domingo, 06 de Outubro de 2024

São Luís do Piauí promove manhã de ‘Saúde e Prevenção’ com pacientes do setor de fisioterapia

Publicado em 01/07/2019
Por Edson Costa
FA-IMG-d574f9f6abb606fe315c.jpg
FA-IMG-d574f9f6abb606fe315c.jpg
Secretária Kelsimar dá boas vindas para os participantes/Divulgação

 

Na manha desta quarta-feira, 11 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Saúde de São Luís do Piauí, através do Núcleo de Apoio a Saúde da Família- NASF proporcionou uma manhã de promoção da saúde e prevenção de doenças para os pacientes do setor de Fisioterapia.

Durante o encontro foram abordados assuntos relacionados a hábitos de vida saudáveis, por meio de um encontro multiprofissional entre a Educadora Física, Dra. Edênia Barros, que iniciou com uma dinâmica interativa, recepcionando os pacientes.

A Nutricionista, Dra. Lucilene Batista, conduziu uma palestra sobre Alimentação Saudável e a Fisioterapeuta, Dra. Juliana Barros, explanou a respeito das posturas adequadas que devem ser adotadas durante as atividades de vida diária, a fim de prevenir doenças osteomusculares e evitar possíveis agravos aos pacientes já acometidos.

Em seguida os participantes participaram de uma triagem onde realizaram aferição de pressão arterial, peso e altura.

A Secretaria municipal de saúde Kelsimar Abreu esteve presente efetivamente nas atividades e enfatizou a importância de cuidar da saúde, através de atividades como esta que objetiva promover qualidade de vida.

O encontro ocorreu na sala de recursos da Unidade Escolar Padre Marcos de Carvalho, na sede do município, no qual compareceram todos os pacientes atendidos no setor de Fisioterapia, proporcionando-os, também, o contato com os demais profissionais da saúde, promovendo, assim, educação em saúde e incentivando-os a serem protagonistas no seu processo de saúde, buscando completa interação entre todas as áreas, visando o bem estar físico mental e social.

O setor de fisioterapia do município apresenta uma grande demanda de atendimentos, sendo atendidos a media de 15 pacientes por dia e conta, ainda, com uma extensa lista de espera, onde na sua maioria é composta por pacientes que apresentam patologias que resultam em dor lombar, o que exige que os cuidados ultrapassem o ambiente do consultório, de modo que os pacientes devem ser encorajados a ter um papel ativo no seu processo de recuperação e na comunidade, sendo de suma importância ações em saúde como esta.

Comentários