Professores, diretores, alunos, pais de alunos e membros da sociedade civil organizada lotaram o auditório da Universidade Federal do Piauí, Campus de Picos, na sexta-feira (14) e neste sábado (15), durante a II Conferência Municipal de Educação que tem como tema: “O Plano Nacional de Educação na articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, cooperação federativa e regime de colaboração”. O encontro foi uma preparação para as conferências intermunicipal e estadual e, consequentemente, para a Nacional que acontecerá em 2014.
Na palestra de abertura, Viviane Faria, assessora do Instituto Presente, apresentou o documento da Conferência Nacional. Além disso, a ministrante contextualizou os sete eixos a serem discutidos na segunda parte do evento.
De acordo com Viviane Faria a conferência é o momento de debater o sistema nacional de educação e a implementação do Plano Nacional, que tem 20 metas, e ainda está em tramitação no Congresso Nacional.
Segundo o secretário municipal de educação, Padre Walmir Lima, a participação popular é de suma importância para a melhoria educacional. “É importante que as pessoas participem e opinem sobre as necessidades do nosso município. Aqui é uma oportunidade para dizermos o que precisamos para termos cada vez mais uma educação de qualidade, daqui sairão propostas para as conferências intermunicipal e estadual e, quem sabe, poderemos ter nossas propostas discutidas na CONAE 2014”.
O secretário enfatizou que o trabalho por uma educação de qualidade é árduo, mas apaixonante e que para atingir essa meta é primordial o empenho dos professores, gestores escolares e da família.
A abertura da conferência contou, também, com a participação da secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Avaliação, Oneide Rocha e do vereador Wellington Datas.
Ascom SME