Antônio Lisboa da Silva nasceu no dia 13 de junho de 1965, na localidade Tanquinho, data São João, na época, zona rural do município de Padre Marcos, filho do casal Antônio de Estandislau de Sousa e Maria Boaventura de Jesus, o primogênito de uma família de dez irmãos.
Logo aos 15 anos de idade, deixou o interior rumo à cidade, com o objetivo de estudar e o sonho de trabalhar como comunicador. Por 12 anos, residiu nas cidades Picos, Teresina e Araripina.
O sonho de infância se realizou e em 1983, Lisboa ingressou na comunicação como radialista da rádio Difusora AM, de Picos, e como repórter do ‘Jornal a Voz de Picos’, de propriedade dos jornalistas Ozildo de Barros e José Durvalino Leal. De 1988 a 1990, atuou como redator chefe do ‘Jornal Vale de Guaribas’, de propriedade da jornalista Maria do Socorro Costa.
No ano de 1993, Antônio Lisboa retornou a sua terra natal, com o diploma de graduado em Licenciatura em Letras pela FAFOPA - Faculdade de Formação de Professores de Araripina, em Araripina, Pernambuco.
No mesmo ano, Antônio Lisboa ingressou no setor público, como professor da Rede Municipal de Ensino, de Padre Marcos, e agente administrativo da empresa de Águas e Esgotos do Piauí S/A – Agespisa.
Nesta época, voltou a atuar como comunicador, desta vez, na equipe de editoria de municípios do ‘O Vale Guaribas’, do jornalista Francisco das Chagas de Sousa “O Chaguinha”, onde permaneceu até 1998. No ano seguinte, em 1999, ingressou na equipe de reportagem do ‘Jornal de Picos’, dos jornalistas Francisco das Chagas de Sousa “O Chaguinha”, Antônio Borges Neto (Tony Borges) e João Kennedy Braga, onde atua até os tempos atuais.
Na Agespisa, Lisboa exerceu com eficiência o cargo de chefe do escritório de Padre Marcos por sete anos e um mês. Em agosto de 2011, foi nomeado pelo governador do Estado do Piauí ao cargo de coordenador da 30ª CIRETRAN de Padre Marcos, onde tornou-se notável pela a sua organização e dedicação.
No magistério, atuou na Unidade Escolar Municipal Cândida Macêdo como professor titular das disciplinas de português e literatura brasileira e piauiense. No período de 1993 a 1997, Lisboa ocupou também o cargo de diretor, da referida unidade escolar.
O cerimonialista
Como cerimonialista, Antônio Lisboa já atuou - e continua atuando - em vários municípios da macrorregião de Picos. Com a experiência de radialista, jornalista e professor, o mestre Antônio Lisboa desenvolve com muita perfeição a atividade, pois é estudioso do assunto. A presença do cerimonialista Antônio Lisboa é certeza de um evento bem organizado.
O Radialista
No rádio, Antônio Lisboa iniciou sua carreira em junho de 1983, na rádio Difusora AM, de Picos, apresentando o programa de músicas e notícias, “Embalo Jovem”, que ia ao ar aos domingos. O radialista atuou na emissora durante nove anos, tornando-se conhecido em toda macrorregião de Picos. Na década de 80, Lisboa foi certificado no curso de técnicas de jornalismo pelas escolas associadas de São Paulo.
Em 1993, dez anos após a sua iniciação no rádio, o radialista Antônio Lisboa passou a atuar como repórter e locutor noticiarista da rádio Boa Esperança AM, de Padre Marcos, onde continua atuando como uma das vozes de maior audiência e credibilidade.
Durante esses 30 anos de atuação no radiojornalismo, o radialista Antônio Lisboa já apresentou centenas de programas jornalísticos e entrevistou dezenas de autoridades de diversos segmentos sociais do Estado do Piauí. Dentre eles, autoridades politicas como os ex-governadores Hugo Napoleão, Mão Santa, Wellington Dias e o atual governador Wilson Martins; o ex-senador Heráclito Fortes; os deputados federais Átila Lira, Jesus Rodrigues e Marcelo Castro; os ex-deputados estaduais, Homero Castelo Branco, Roncali Paulo e Firmino Filho; e, os atuais deputados Warton Santos e Merlong Solano, dentre outros.
Perfil
Ontem, dia 13 de junho, Antônio Lisboa da Silva completou 48 anos de vida e 30 anos de profissional da comunicação, com uma história de sucesso. Atualmente, ele percorre o Estado com o projeto “Viajando pelo Piauí“, no qual já percorreu 130 cidades.
É casado há 19 anos com a lojista, Valdira Francisca de Araújo, pai de Antônio de Carvalho Silva e Maria Carolina de Araújo Silva, é evangélico há 10 anos, integrante do grupo de canto “Os Levitas” e obreiro da Igreja Assembleia de Deus, templo de Padre Marcos e pós graduado em Docência do Ensino Superior.
Fonte: Cidades na Net