Quarta-Feira, 23 de Abril de 2025

Apicultores reclamam da falta de apoio do Governo do Estado

Publicado em 01/05/2013
Por Jailson Dias
9f58c70d4f5c7438258f967b622f.jpg
9f58c70d4f5c7438258f967b622f.jpg
Solimar Caminha fala da difícilsituação dos apicultores/Jailson Dias

Durante o I Encontro Apícola, realizado no Auditório Novo da UFPI de Picos, na manhã dessa sexta-feira (05/04), que reuniu apicultores de toda a região de Picos, através da COOAPI (Cooperativa Apícola da Grande Picos) e CAMPIL (Cooperativa Apícola da Micro Região de Picos) não faltaram críticas ao Governo do Estado do Piauí. Para muitos trabalhadores do setor, o Governo não tem oferecido os incentivos necessários a todos, concentrando-os todos na Casa Apis.

Não escondendo a gravidade do momento, a gerente comercial da CAMPIL, Roseni Josefa de Moura, declarou que não há mais grandes apicultores na cidade de Picos, apenas médios e pequenos produtores.

Integrante da comissão formada com objetivo de cobrar medidas rápidas por conta dos poderes públicos, Teresa Wenzell disse que será possível a elaboração mais rápida dos projetos imediatos para solucionar o difícil momento que vive o setor apícola no Estado do Piauí.

“Nós queremos ao lado da Casa Ápis ter um apoio de uma central, com a CAMPIL e COOAPI com 400 famílias, é muita gente que precisa estar incluída nas políticas sociais do Governo do Estado e do Governo Federal”, declarou Teresa Wenzell.

Todos os apicultores que se manifestaram no auditório reclamaram da falta de apoio do atual Governo, chegando a dizer que Wellington Dias havia auxiliado mais firmemente o setor. O apicultor Solimar Caminha declarou que será difícil honrar os compromissos financeiros nesse ano de 2013, da forma como fizeram em 2012.

Ouvindo a tudo, o senador Wellington Dias (PT), lembrou que os demais setores da economia estão sofrendo com a estiagem de 2013. Ele disse que percebeu a necessidade da criação de um sistema de alimentação das abelhas, caminhões para fazer a migração, trabalhar áreas específicas, como nesse caso da região de Picos, que é voltado para a exportação.

Comentários