Terça-Feira, 18 de Novembro de 2025

Comitê da cultura exportadora capacita microempresários em Picos

Publicado em 04/03/2016
Por Marta Soares
1311a47f6b883457c4a9a90ce1b7.jpg
1311a47f6b883457c4a9a90ce1b7.jpg
Apresentação do Plano Nacional da Cultura Exportadora a microempresários de Picos/Ascom Sedet

O Comitê da Cultura Exportadora, coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet), realizou, na terça-feira (13), em Picos, mais uma apresentação do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) aos microempresários da cidade e região.

O evento tem como objetivo orientar os microempresários e aumentar o número de empresas que operam no comércio exterior, com a oferta de informações a empresários que desejam ingressar no mercado internacional.

“O evento tem uma importância muito grande para nossa região, porque, infelizmente, a maioria das empresas ainda vê a exportação como uma coisa distante, que ainda está fora da realidade delas. Então, com a apresentação do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), os empresários vão perceber que podem ter essa perspectiva de trabalhar com o comércio exterior e, embora não estejam no nível de exportação, entenderão o que precisa melhorar e adequar na questão dos seus produtos, até que alcancem o patamar da exportação”, disse o gestor do Desenvolvimento Empresarial  do Sebrae de Picos, Elimar Coelho.

O plano apresentado pelo Comitê visa envolver as ações das entidades dentro de uma trilha de internacionalização, ou seja, dentro dos estágios de exportação que passam por cinco etapas: o da sensibilização, da inteligência comercial, da adequação de produto, da promoção e da comercialização. O programa conta ainda com três temas transversais para o direcionamento das empresas: financiamento, qualificação e gestão.

As empresas participantes do PNCE terão apoio dos parceiros na avaliação de seus produtos e serviços; consultoria de inteligência comercial, para identificar em quais mercados há potencial de venda; participação em missões comerciais; e rodada de negócios com compradores estrangeiros. Os empreendedores também vão ter acesso a diversas ferramentas de treinamento e capacitação.

Dentre as ações do plano previstas para este ano, estão Curso Básico de Exportação e Treinamento em Exportação para Empresas de Pequeno Porte (MDIC); Estudo sobre potencialidades de exportação do Estado, realizado pela (Apex-Brasil) e Pesquisa de mercado e videoconferência com os Secoms (MRE).

Comentários