Sábado, 12 de Outubro de 2024

Candidatos e assessores comentam resultado de pesquisas eleitorais

Publicado em 01/02/2016
Por Jailson Dias
6d686ed6b9fdf1e53f4e10f24511.jpg
6d686ed6b9fdf1e53f4e10f24511.jpg
Assessores e candidatos comentam números das pesquisas/Folha Atual

Nos últimos dias foram divulgadas duas pesquisas eleitorais promovidas pelos Institutos Amostragem e Credibilidade; ao todo já foram cinco em 2016. Na primeira há uma nítida vantagem do candidato Gil Paraibano (PP), mas na segunda o atual prefeito Pe. Walmir Lima (PT) teria conseguido reduzir consideravelmente a desvantagem eleitoral. O terceiro candidato, patrulheiro Júnior Nobre (PSC) aparece com um pequeno percentual em ambas.

Os dois candidatos com maior favoritismo junto ao eleitorado preferiram não comentar os números e delegaram a função aos seus assessores. Apenas Júnior Nobre falou sobre a consulta popular. A credibilidade das pesquisas varia de acordo com quem concede a entrevista, menos para o patrulheiro que questiona as duas.

Em entrevista ao repórter Assis Santos do Sistema de Comunicação de Picos (Rádios Difusora AM e Liderança FM), o vereador José Rinaldo Cabral Filho, o Rinaldinho (PP), frisou que o grupo tem acompanhado as intensões de voto dos picoenses mês a mês, frisando que nas quatro primeiras pesquisas realizadas nesse ano, Gil Paraibano aparece em clara vantagem. “Nós entendemos que ele (o Pe. Walmir) continua nessa faixa de 21 a 25% e o prefeito  Gil de 51% a 55%, ou seja, não diverge dos números anteriores”, comentou.

Para Rinaldinho a pesquisa mais recente do Instituto Credibilidade pegou a todos de surpresa apontando a redução da intenção de votos para Gil Paraibano em uma semana, sem que tenha acontecido algum fato relevante.

O assessor jurídico Maycon luz declarou durante a entrevista a Assis Santos que recebe os números com empolgação, mas mantem os pés no chão. Ele crê que o Pe. Walmir continua a subir na preferência do eleitorado picoense e dentro em breve ultrapassará Gil Paraibano. Ele alerta que os adversários devem ter mais cuidado ao tentar descredibilizar as pesquisas. “Esse mesmo instituto Credibilidade que divulgou essa pesquisa agora realizou uma outra, há um mês atrás, onde o Pe. Walmir tinha apenas 20% e Gil Paraibano tinha 57%, então esse mesmo instituto trouxe novos números”, comentou.

O candidato Júnior Nobre, por sua vez, se disse “triste”, pois as pesquisas são uma tentativa de desestimular o eleitorado picoense em relação ao seu nome. Ele critica os números dos institutos, pois em um ele está com 0,24% das intensões de votos e no outro com 3%. Júnior também critica a rejeição ao seu nome uma vez que ele nunca assumiu nenhum cargo público. O candidato afirma ter realizado pesquisas para consumo interno e há uma discrepância quanto aos números divulgados até agora. O candidato promete convocar sociedade civil organizada e os empresários para debater os problemas da cidade.  

Comentários