Sábado, 12 de Outubro de 2024

Vendas de câmeras de monitoramento e itens de segurança crescem até 10% ao ano

Publicado em 22/01/2016
Por Jailson Dias
f4ad0b9e38987ac56dc489ad3c7d.jpg
f4ad0b9e38987ac56dc489ad3c7d.jpg
Ailton Lima Batista, empresário do setor/Jailson Dias

O mercado de câmeras de monitoramento, cercas elétricas, portões automáticos, alarmes e demais itens eletrônicos de segurança cresce até 10% ao ano, independente da crise financeira que assola o país. A informação é do empresário do setor, Ailton Lima Batista, que atribui a procura pela segurança privada ao aumento da violência urbana, característica não apenas da cidade de Picos, mas de todo o Brasil.

Anteriormente podia-se observar que as cercas elétricas eram os itens mais presentes nas residências, mas junto com elas os moradores estão buscando instalar também as câmeras para monitoramento, cujo valor de um sistema completo pode ficar em apenas R$ 1400,00.

Quando iniciou no negócio há dez anos, Ailton comentou que os principais clientes eram os donos de mansões e grandes estabelecimentos comerciais, mas a situação chegou a tal ponto que pequenos comércios encontrados nos bairros e casas menores também estão investindo na segurança privada. “É uma raridade que um ladrão saia para a rua pensando em roubar ‘A’ ou ‘B’, ele fica circulando e quando vê alguém displicente é aquele momento em que vai assaltar, então deve-se estar muito atento ao entrar ou sair de seu estabelecimento ou residência”, frisou.

Ao ser instaladas as câmeras são posicionadas de forma a capturar o maior espaço possível, garantindo que pessoas suspeitas tenham a sua imagem gravada. Uma vez que a imagem é capturada o monitoramento pode ser realizado a partir de qualquer lugar graças a internet.

“Você acessa remotamente, via computador ou smartphone, ou se for em uma empresa, pode ser via rede”, explicou. Com o detalhe que a gravação acontece em tempo real, garantindo a qualidade da imagem.

Atualmente os itens de segurança são buscados com igualdade por comerciantes e por pessoas que desejam mais segurança em casa. Além das câmeras, se somam os alarmes e os portões elétricos. Estes são importantes, pois ao chegar em casa após um dia de trabalho uma pessoa não precisa descer do veículo, ele pode entrar ou sair de casa diretamente. “Se você estiver chegando em casa com o vidro fechado, o ladrão não está sabendo como você está, pois geralmente o assalto acontece quando a pessoa desce do veículo”, frisou.

Um sistema de monitoramento de câmeras das principais vias de Picos já vem há muito sendo prometido, mas até o momento ficou apenas nisso. Muitos suspeitos de crimes têm sido capturados pela polícia graças às câmeras instaladas nas casas e estabelecimentos comerciais.          

Comentários