Sábado, 12 de Outubro de 2024

Nove vereadores picoenses mudam de partido

Publicado em 28/09/2015
Por Jailson Dias
9aa7c141249b8a0b692e4b188d59.jpg
9aa7c141249b8a0b692e4b188d59.jpg
Mudanças na Câmara Municipal de Picos/Jailson Dias

O número final foi bem maior do que os prognósticos traçados inicialmente, pois nove vereadores mudaram de partido na Câmara Municipal de Picos. As maiores baixas foram registradas no PMDB, que perdeu três parlamentares e no PSB, que perdeu cinco. Além dos parlamentares licenciados, suplentes também ingressaram em novas legendas.

Trocaram o PMDB pelo PSD, os vereadores Simão Carvalho e Filomeno Portela, que está licenciado e no momento chefia a Secretaria de Administração. Toinho de Chicá migrou para o PP e agora faz o oposição ao Pe. Walmir Lima. Apenas o vereador Hugo Victor permanece na legenda.

Do PSB saíram os vereadores Rinaldinho, que foi para o PP; Vandívia Santos e Renato, que ingressaram no PRP; Zé Luís e a suplente Dalva Mocó, que foram para o PTB. Apenas Iata Ânderson permanece na sigla do ex-governador Wilson Martins.

As mudanças continuaram com a saída de Evandro Reis do PTB, cuja permanência estava quase insustentável aderindo ao PSD, que agora tem três vereadores. O vereador Antônio Afonso do Solidariedade também deu baixa na sua filiação, mas ainda não ingressou em nenhuma legenda. Ele tem até o dia 02 de abril para fazer essa escolha.

Os vereadores Diógenes Medeiros (PPS), Fátima Sá (PSDB), Wellington Dantas (PT), os suplentes Edilson Carvalho (PTB) e Severino Luz (PDT), além do vereador licenciado na chefia da Secretaria de Esportes, José Arimatéia, o Maté (PSC), permaneceram onde estão.

O vereador Zé Luís, que terminou deixando o PSB pelo PTB, frisou que retornou ao seu grupo de origem, de quando iniciou a militância política. Zé Luís já vinha há muito tempo insatisfeito com as decisões do diretório regional do PSB.

Com as saídas de tantos parlamentares o PMDB e o PSB praticamente perderam o poder de barganha para conquistar a ambicionada vaga de vice na chapa do Pe. Walmir Lima. O encolhimento do PSB pode ser atribuído a perda do governo por Wilson Martins, ao passo que o PMDB se viu reduzido após a criticada gestão do ex-prefeito Kléber Eulálio.

O certo é que o PSD emerge como uma das principais siglas da Câmara Municipal, com três vereadores. O PTB terá dois e o PP, há muito desaparecido, ressurge com dois vereadores.

Comentários