Domingo, 13 de Outubro de 2024

Enfermeiras e técnicas de enfermagem promoveram manifestação em Picos

Publicado em 25/08/2015
Por Jailson Dias
9e45b94d0f68d12e9c4835acc15f.jpg
9e45b94d0f68d12e9c4835acc15f.jpg
Categoria chama a atenção da sociedade para a greve/Jailson Dias

Seguindo o exemplo de outras sete cidades piauienses, incluído a capital, Teresina, as enfermeiras e técnicas de enfermagem do Hospital Regional Justino Luz (HRJL), promoveram uma manifestação na manhã deste sábado, 13, pelas principais rua e avenidas de Picos. O ato começou em frente ao hospital, com algumas profissionais usando camisas negras e com o apoio de um carro de som, e seguiu até a Praça Félix Pacheco.

A manifestação buscava chamar a atenção da cidade de Picos para as reinvindicações da categoria, que vão além do reajuste salarial. As enfermeiras e técnicas cobram melhores condições de trabalho, uma vez que até atos de violência física e verbal já foram registrados em hospitais.

O vice-presidente do Sindicato dos Enfermeiros Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado do Piauí (SENATEPI), Wendel Marcos Alves, esteve em Picos para apoiar o movimento. O sindicalista comentou que a greve busca restabelecer a dignidade da categoria. Ele citou os R$ 140,00 retirados do contracheque pelo governo do estado, além do fim da insalubridade, e a exigência do enquadramento dos profissionais.

“Nós estamos pedindo 14% de reajuste, mas o governador e o secretário de Fazendo, Rafael Fonteles, já informaram que não haverá reajuste nesse ano, mas nós não tivemos melhoria salarial nem em 2014 e em 2015”, comentou.

As enfermeiras e técnicas de enfermagem do Piauí cruzaram os braços no último dia 05 de fevereiro, com o compromisso de manter 30% da mão de obra funcionando nos hospitais. Os servidores efetivos do HRJL aderiram ao movimento, mas permanecem trabalhando os prestadores de serviço da Organização Social IGH, que hoje administra o Hospital Regional.

Matéria relacionada

Enfermeiras e técnicas de enfermagem cruzam os braços

Comentários