Domingo, 13 de Outubro de 2024

Terrenos baldios se transformam em criatório de mosquitos da dengue

Publicado em 24/08/2015
Por Jailson Dias
08250b20635121006b9c9ef0b3fb.jpg
08250b20635121006b9c9ef0b3fb.jpg
Terrenos baldios são criatórios de mosquito/Jailson Dias

Pela cidade de Picos pode ser verificada uma infinidade de terrenos baldios cobertos de matagais e lixo, que acumulam água durante o período chuvoso, transformando-se em verdadeiros criatórios dos temidos mosquitos aedes aegypti responsáveis pela dengue, febre chikungunya e o zika vírus. Assim, a vida dos picoenses está em risco.

Mesmo com o trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria de Saúde em parceria com o 3° Batalhão de Engenharia e Construção (3° BEC) no intuito de conscientizar a população para não deixar água parada em suas casas, a campanha gigantesca pode não ter o efeito desejado se o mosquito encontrar novos locais para se reproduzir.

Indagado sobre o assunto o prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima (PT), informou que reuniu-se com os secretários de Obras, Iata Anderson; Meio Ambiente, Glauber Silva e Serviços Públicos, Elisiomar de Carvalho, o Mazinho, e que a partir da próxima semana estará disponibilizando mais tambores pela cidade para que a população não jogue lixo na rua.

Diante o quadro de epidemia das doenças provocadas pelo mosquito aedes aegypti, o Pe. Walmir foi questionado sobre medidas a serem tomadas para que os terrenos baldios deixem de ser reservatório de mosquitos. “Cobrei do Secretário de Obras um maior empenho junto às pessoas donas dos seus terrenos, pedi que fossem mais incisivos para que as pessoas limpem, cerquem”, frisou.

O prefeito disse ter sido procurado pela população para tomar providência a respeito de algumas casas abandonadas no bairro Canto da Varzéa, que também estavam sendo foco do mosquito da dengue.

Comentários