Domingo, 13 de Outubro de 2024

Defesa Civil de Picos alerta para pontos de deslizamento e alagamentos

Publicado em 01/08/2015
Por Marta Soares
7d99be65b93b5985b9cc915ac34c.jpg
7d99be65b93b5985b9cc915ac34c.jpg
Pelo menos 300 pessoas moram nessas áreas de risco./Folha Atual


O coordenador da Defesa Civil de Picos, Oliveira Luz, conversou com o Jornal Folha Atual e alertou a população para que, durante as chuvas mais fortes, se mantenha distante dos pontos de deslizamento de terra e alagamentos.

Segundo dados da coordenadoria, Picos possui oito pontos críticos sujeitos a deslizamento de terra e dois de alagamento. Segundo Oliveira Luz, a geografia da cidade contribui para os riscos e a população, construindo casas e prédios nesses locais, sem deixar galerias para escoamento da água, acentuam o problema.

Os bairros Paroquial, Passagem das Pedras, Boa Vista, São Vicente. São José, Morada do Sol, DNER e Morro da AABB estão na lista dos locais propícios a deslizamento de terra. Já os bairros Junco e novamente o DNER, estão na lista dos mais afetados por alagamentos.

“Esses problemas na rua Presidente Castello Branco, no Junco e em outros locais, são esperados porque há muitos anos o pessoal começou a construir nessas áreas e não deixou galeria para a água passar durante a chuva. Além disso, os bueiros são pequenos para o escoamento da água”, disse Oliveira.

Como forma de precaução, a Defesa Civil, já notificou as demais secretarias e órgãos públicos solicitando auxílio imediato para o caso de alguma eventual necessidade. Segundo ele, a população dos locais de risco também foram alertadas para que durante a chuva se abriguem em locais seguros.

Pelo menos 300 pessoas moram nessas áreas de risco. “Na reunião que tivemos com o Pe. Walmir, ele se mostrou muito preocupado com a situação, principalmente com aquelas pessoas mais pobres e carentes. Ele, por ser um religioso, se comoveu muito com as famílias que perderam tudo por conta dos alagamentos que já foram registrados”, afirmou Oliveira.

Comentários