Domingo, 13 de Outubro de 2024

Morro do bairro Boa Vista é escavado por construtora

Publicado em 30/07/2015
Por Jailson Dias
fd4afde5f067274c380369334a6b.jpg
fd4afde5f067274c380369334a6b.jpg
Morro estava sendo depredado/Jailson Dias

Picos não tem esse nome à toa, afinal, é cercada e entremeada por morros. Mas se as coisas continuarem assim, dentro em breve a cidade terá de mudar seu nome para planície, ou buracos, devido à depredação contínua desses montes, na maioria das vezes sem nenhuma autorização. A mais nova denúncia é contra a empresa Paulo Lopes Construções, que por dois dias retirou pedras e areias de um morro no bairro Boa Vista no caminho para o município de Aroeiras do Itaim.

Alguns moradores do bairro vinham relatando a ação e a nossa equipe esteve no local fazendo o registro do trabalho das máquinas. Foi possível averiguar que as pedras e a areia retirada da encosta estavam sendo utilizadas nas obras das duas Avenidas Beira Rio, ainda em fase de construção, pelas quais a empresa é responsável.

Situações como essa já vem sendo observadas na cidade de Picos por várias ocasiões e o grande problema é que não se constitui simplesmente em um desrespeito para com o meio ambiente, mas oferecem muitos riscos à população que reside em áreas próximas.

Nesse caso específico da empresa Paulo Lopes Construções, com o início do período chuvoso, a escavação no bairro Boa Vista pode provocar deslizamentos de terra e interditar a rua que faz ligação com outros bairros e com o município de Aroeiras do Itaim. Na pior das hipóteses, pessoas podem ser colhidas pelos deslizamentos e até perder a vida.

Nossa equipe esteve na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos para averiguar se a empresa tinha a licença ambiental para escavar o morro. Os fiscais da secretaria informaram que nenhuma licença havia sido emitida nesse sentido e, ao verificar as fotos realizadas pelo jornal Folha Atual na manhã da quarta-feira, 13, saíram em direção ao bairro prometendo embargar a obra.

Nossa equipe também tentou contato com o proprietário da empresa, o empresário Paulo Lopes, ligando várias vezes para o seu escritório para que ele tivesse a possibilidade de comentar o assunto, mas o mesmo não foi encontrado.

O mesmo trabalho de escavação das encostas dos morros para a utilização do material em obras da construção civil também vem sendo verificada há anos nas margens do rio Guaribas. O desrespeito parece ser a tônica da nossa cidade.

Embargada

Como prometido os fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Picos foram até o local onde o morro estava sendo escavado e embargaram a obra.

Comentários