Sábado, 12 de Outubro de 2024

13º salário deve ser usado para quitar dívidas

Publicado em 16/06/2015
Por Marta Soares
bc33a30273fa35a3cc713e1f2af6.jpg
bc33a30273fa35a3cc713e1f2af6.jpg
Luis Rêgo, Danielle Cristine e TAmires Oliveira/Marta Soares


A primeira parcela do 13º salário deve ser depositada na conta do trabalhador até o dia 30 de novembro. A segunda parcela, na qual incidem os descontos de INSS e IR, deve ser paga até o dia 20 de dezembro.

Para quem está endividado, esta é a melhor oportunidade para quitar débitos. A orientação do Procon é que o consumidor deve listar todas as suas dívidas, como cartão de crédito, cheque especial ou empréstimo e priorizar aquelas que cobram juros mais altos. Quem tem financiamento, deve aproveitar este dinheiro extra para antecipar uma ou mais parcelas.

Para quem não tem dívidas e pretende usar o dinheiro do 13º com presentes e viagens, a recomendação é fazer um planejamento para não se perder nas compras. Gastos com produtos da ceia e roupas novas valem uma pesquisa de preço antecipada. No caso dos presentes, a dica é relacionar todas as pessoas que deseja presentear, estipulando valor máximo de gasto.

O Folha Atual perguntou o que os picoenses farão com o seu 13º salário: pagar dívidas; fazer compras; guardar/investir.

O resultado da enquete apontou que 62% dos participantes afirmaram que irão usar o dinheiro extra para quitar dívidas; 35% irão investir/guardar e apenas 3% utilizarão para fazer compras.

Nas ruas a enquete deu empate. O carteiro Luís Rêgo disse que irá aplicar o 13º em uma poupança. A vendedora Danielle Cristine afirmou que pagará dívidas e a cantora Tamires Oliveira usará o dinheiro para compras.

Comentários