Sábado, 12 de Outubro de 2024

Donos de construções continuam desobedecendo a lei

Publicado em 28/05/2015
Por Jailson Dias
f94e50f67fbf3ac314dbf7c81dbe.jpg
f94e50f67fbf3ac314dbf7c81dbe.jpg
Entulho /Jailson Dias

O problema já foi maior, mas ainda pode ser visto pela cidade de Picos. Donos de construções particulares continuam desobedecendo a lei e acumulando entulho nas vias públicas, dificultando o tráfego de motoristas e pedestres. Segundo o secretário de Obras, Iata Ânderson, essa questão é cultural, mas tem sido fiscalizada pela pasta que chefia.

Atualmente a Prefeitura de Picos dispõe dos serviços de um funcionário que fiscaliza as obras de particulares existentes na cidade. Iata Ânderson afirmou que em um primeiro momento o dono da construção é advertido, apenas em último caso multado.

Como a cidade de Picos cresce constantemente devido a iniciativa privada, não são raras as obras avistadas nos mais diferentes logradouros.

Quando um cidadão decidir construir ou reformar, há uma série de ações a serem adotadas. Até pouco tempo o Conselho Regional de Agronomia e Engenharia (CREA) era o único órgão a ser procurado, mas a Secretaria de Obras entrou na lista.

“Primeiro passo nos procurar para tirar as taxas e ter o acompanhamento necessário, pois todos recebem um adesivo que deve ser afixado na entrada da construção que dá garantia ao fiscal e ao responsável”, explicou o secretário.

Para solucionar esse problema do descarte do entulho, Iata Ânderson recomenda a contratação dos serviços de contêineres. Estes são disponibilizados na lateral das ruas e acumulam os materiais descartáveis de uma construção. “Muito mais barato alugar logo os contêineres, pois eles são disponibilizados, você enche e ele vem tirar, então sai muito mais barato”, comentou.

Comentários