No último dia 11 os picoenses foram às urnas escolher os novos conselheiros tutelares. O pleito que deveria ter acontecido de forma unificada em todo o país no dia 04 de outubro, foi suspenso no município de Picos por um erro na alimentação de dados de um dos candidatos nas urnas eletrônicas que seriam utilizadas na votação.
Dezesseis candidatos concorreram às dez vagas, sendo cinco titulares e cinco suplentes. A posse dos conselheiros está marcada para acontecer no dia 10 de janeiro de 2016 e segundo a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Luisa Cunha, a posse será dada pelo gestor municipal.
Foram computados 4.221 votos, sendo a Valtânia Moura a mais bem votada, com 534 votos. Segundo Luisa, levando em consideração a importância do Conselho Tutelar e a procura da população pelos serviços do mesmo, o número total de votos foi abaixo do esperado.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente disse ao Folha Atual que os conselheiros deverão cumprir uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, mantendo diariamente quatro conselheiros na sede do Conselho Tutelar das 08h ao meio- dia e das 14h às 17h. Além disso, haverá revezamento entre eles para os plantões noturnos.
“Nós do Conselho Municipal estamos sempre lutando por melhores condições de trabalho e de remuneração para os conselheiros tutelares, então eles também terão que cumprir com as suas obrigações”, disse Luisa.
Os conselheiros tutelares não podem manter qualquer tipo de vínculo empregatício com outras empresas ou serviços: “quem se candidatou às vagas tem consciência de que o trabalho é em regime de dedicação exclusiva e que caso seja comprovado o vínculo com qualquer outro trabalho que não seja o Conselho Tutelar, o conselheiro perderá automaticamente a vaga, assumindo um suplente”, ressaltou Luisa.
O salário dos conselheiros ainda não está completamente definido, de acordo com Luisa. “Nós sabemos é que o salário do conselheiro não pode ser inferior a um salário mínimo vigente e nem superior ao mais alto salário pago a um funcionário concursado no cargo de coordenador”, disse.
A sede do Conselho Tutelar está atualmente na Rua Zuza Lino, próximo ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação, centro de Picos e tem à sua disposição um veículo com motorista, secretária e zeladora.
Confira a lista dos candidatos eleitos e o total de votos: