A greve dos bancários entra hoje no seu 16º dia, uma greve considerada longa para um setor tão delicado. Os bancários de todo o Brasil pedem um aumento correspondente à inflação, mais 5% de ganho real. Está previsto para as 11hs desta quarta-feira, dia 21, uma nova rodada de negociação.
Com a greve os clientes já sentem na pele, e no bolso, os ônus da paralisação. Os terminais de auto atendimento já começam a ficar sem dinheiro e os depósitos demoram a ser efetuados.
Segundo o representante do Sindicato dos Bancários em Picos, Antônio Libório, falta gente para abastecer os caixas eletrônicos e para realizar os depósitos:
“Não há pessoal suficiente para abastecer os caixas eletrônicos e por isso já falta dinheiro nesses terminais. Existe demora também nos depósitos e nós pedimos a população que seja mais compreensível”, disse.
Uma das reivindicações dos grevistas é o aumento dos equipamentos de segurança para as agências. Eles querem que seja adotado o mesmo modelo implantado em Recife e Olinda que, segundo o sindicato, ajudou a diminuir consideravelmente a violência nos estabelecimentos bancários de lá. Só este ano já foram registrados cerca de 30 assaltos e/ou arrombamentos a agências bancárias no Piauí.