Sábado, 12 de Outubro de 2024

SEMAR constata 150 irrigações irregulares às margens do rio Guaribas

Publicado em 04/05/2015
Por Jailson Dias
965c0cd4602d9adbd8c2747af0d7.jpg
965c0cd4602d9adbd8c2747af0d7.jpg
Rio Guaribas/Jailson Dias

As Secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí e do município estão realizando a topografia das margens do rio Guaribas, desde Bocaina, passando pela Sussuapara até Picos. Nesse trabalho foi constatada a existência de 150 irrigações irregulares, além da retirada de areia para obras de construção das margens do rio, ações caracterizadas como crime ambiental que podem resultar em multa e até prisão com pena de dois a oito anos.

O titular da Secretaria de Meio Ambiente, Glauber Silva, informou que a situação mais grave é verificada no município de Sussuapara, uma vez que proprietários de terras desviam a água do rio para plantações irregulares, o que tem reduzido o fluxo do Guaribas, especialmente quando ele chega a cidade de Picos.

“São pessoas que colocam bombas dentro do rio e puxam a água para as suas plantações, e ainda colocam cercas, pneus, sacos de areia para que haja o represamento, inclusive é um crime ambiental grave”, comentou o secretário.

A Secretaria de Meio Ambiente do Piauí prometeu retornar a região de Picos no dia 13 de outubro, dessa vez acompanhada de Fiscais do Meio Ambiental e da Polícia Ambiental, uma vez que na primeira ocasião em que estiveram em Sussuapara alguns donos de terras teriam impedido a realização do trabalho de topografia.

Grandes cooperativas, como a do povoado Torrões, que produz doces de goiaba e banana, deixaram de utilizar a água do Guaribas, cada vez mais escassa, apostando na perfuração de poços artesianos para a irrigação de suas plantações.

Além da revitalização do rio, há muito carente de atenção do poder público e da sociedade em geral, Glauber informa que já foi elaborado o projeto de construção de um parque ambiental às margens do Guaribas, próximo a passarela de Picos.

Comentários