Sábado, 15 de Novembro de 2025

Venda de carros seminovos se mantém estável mesmo com a crise

Publicado em 09/04/2015
Por Jailson Dias
358eb6fa4bcc91c219c522fc0e4b.jpg
358eb6fa4bcc91c219c522fc0e4b.jpg
Venda de carros seminovos está em alta/Jailson Dias

Apesar de toda a choradeira pela crise econômica nacional por parte de alguns setores, o mercado de vendas de carros seminovos e usados se manteve estável na cidade de Picos nos meses de julho e agosto. Nossa equipe foi em algumas revendas para saber como a retração da economia tem afetado o setor, uma vez que os consumidores têm se mostrando temerosos em gastar ou investir.

Para os comerciantes Pedro Manoel de Moura e Diego Leal de Moura, donos da concessionária “Pedim Veículos”, os meses de janeiro e fevereiro de 2015 foram estáveis, havendo uma redução nas vendas de automóveis de abril a junho e a consequente recuperação do mercado em julho e agosto.

No ramo há quatro anos eles argumentam que o negócio envolvendo carros seminovos tem crescido em Picos porque o cliente tem uma perda considerável na revenda de um automóvel novo. Em Picos as principais marcas comercializadas são aquelas que possuem concessionárias autorizadas na cidade: FIAT, VolksWagen e Chevrolet.

Já para o comerciante Francisco George Araújo Leal, dono da “Autocar”, os meses de janeiro a junho não foram dos melhores, havendo uma recuperação nos dois meses seguintes. Ele informa que a taxa de juros para aquisição de um automóvel seminovo está entre 1.55% e 3%. Ela varia de acordo com o ano de fabricação do carro, quanto mais novo, menor a taxa.

Eles dão conselhos às pessoas que optam por adquirir automóveis seminovos, como observar a procedência, se pertenceram a um único dono, quilometragem, originalidade das peças, se já passou por algum retoque na lataria. Com tempo de prática os comerciantes afirmam que conhecem todas as características de um bom automóvel.

No país

A situação mostrada pela mídia nacional é que a venda de carros novos sofreu uma retração, enquanto avança a comercialização de seminovos. Um automóvel recém saído da fábrica perde até 20% do seu valor no primeiro ano de uso, além das despesas com o emplacamento, licenciamento e o IPVA. No Brasil a comercialização de seminovos aumentou em até 38% apenas no primeiro semestre.

Comentários