Sábado, 12 de Outubro de 2024

Três casais homoafetivos se casaram na região de Picos nos últimos dois anos

Publicado em 27/03/2015
Por Jailson Dias
c9f7669437a7d992fe3e37044eee.jpg
c9f7669437a7d992fe3e37044eee.jpg
Jovanna Cardoso/Jailson Dias

Desde que os jovens os jovens Lucian Jeyhverson Siqueira do Nascimento, 22, e Cleison da Silva Sousa, 21, se casaram no dia 18 de dezembro de 2013 no Fórum Governador Helvídio Nunes de Barros, mais três uniões civis entre pessoas do mesmo sexo foram oficializadas na região de Picos. A informação é da coordenadora de Direitos Humanos e Livre Orientação Sexual, Jovanna Cardoso.

Ela explicou que o casamento daquela época, mais do que uma união civil entre duas pessoas do mesmo sexo, foi um “ato político”, para encorajar outros casais a tomar a mesma decisão. “No entanto, nós soubemos que aconteceram outros três casamentos, inclusive em um deles eu fui convidada, mas não pude, porque não estava em Picos”, comentou.

A partir daquele casamento, cujos jovens apareçam nos jornais, os outros três foram realizados de forma discreta, sem chamar a atenção das pessoas. Jovanna não soube informar em quais cidades eles foram verificados de fato.

A Lei

Apesar a união civil entre pessoas do mesmo sexo nunca ter sido votada e, portanto, aprovada pelo Congresso Nacional, as comarcas de todo o Brasil realizam o popular “casamento gay” por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que tem chamado para si a responsabilidade sobre temas polêmicos e progressistas.

Comentários