Sábado, 12 de Outubro de 2024

Após recurso, 16 pessoas concorrem nas eleições do Conselho Tutelar de Picos

Publicado em 24/03/2015
Por Jailson Dias
b63eb735ad65cc028b7c6107e195.jpg
b63eb735ad65cc028b7c6107e195.jpg
Presidente do CMDCA, Luíza Maria/Jailson Dias

Após a apresentação de recurso pedindo a anulação de duas questões da prova de múltipla escolha (exame classificatório) aplicada aos inscritos para preenchimento de vaga no Conselho Tutelar de Picos, 16 pessoas passam a concorrer ao cargo de conselheiro. Inicialmente apenas nove candidatos haviam sido aprovados, mas através de ação conjunta alguns resolveram recorrer. A lista com todos os nomes foi divulgada definitivamente no dia 18 de agosto.

Segundo a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Picos (CMDCA), Luíza Maria Pereira Cunha, com a anulação das duas questões, a lista de candidatos ficou definitivamente em 16 pessoas. Essa foi a quarta etapa da eleição para o Conselho Tutelar, que será realizada no dia 04 de outubro.

“Após uma análise profunda a Comissão Eleitoral decidiu em comum acordo anular essas duas questões e, como é comum em qualquer concurso, essa anulação beneficiou a todos os candidatos”, frisou.  

O exame classificatório aplicado aos candidatos ao Conselho Tutelar consistia de dez questões de múltipla escolha tratando exclusivamente sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O Ministério Público está acompanhando o processo eleitoral e nesta terça-feira, 25, referendou a forma como o mesmo vem transcorrendo.

A quinta e última fase do processo eleitoral do Conselho Tutelar consistirá da campanha nas ruas. Esta teve início dia 19 de agosto, em todo território nacional, uma vez que a eleição foi unificada. E deverá se estender até o dia 04 de outubro, como dito anteriormente. A presidente do CMDCA informou ainda que a logística para a eleição é de responsabilidade da prefeitura de Picos.

Mesmo que 16 candidatos tenham sido referendados, há uma série de procedimentos a serem adotados pelos mesmos para não terem o registro da candidatura cassado.

Comentários