Sábado, 12 de Outubro de 2024

Prefeitura de Picos e Ministério Público Federal negociam prazo para reforma do Matadouro

Publicado em 08/03/2015
Por Jailson Dias
ce1df53ec48d95179e14ab81a546.jpg
ce1df53ec48d95179e14ab81a546.jpg
Matadouro Modelo/Jailson Dias

A Prefeitura de Picos negociará com o Ministério Público Federal o prazo para a realização das reformas e a tomada de medidas necessárias para o Matadouro Público, localizado no Bairro Aroeiras do Matadouro. O procurador do Município, advogado José Monteiro Neto, o Zé Neto, informou que em julho aconteceu uma vistoria nas instalações do matadouro e algumas decisões já foram tomadas.

Ele confirmou que ainda nesta segunda-feira, 03, se reuniria com o secretário de Obras e Urbanismo, Iata Ânderson, para estabelecerem um plano de ação para a reforma estrutural do prédio, que segundo o Ministério Público, tem oferecido condições pouco salubres para o abate dos animais e manuseio da carne consumida pela população picoense.

A ação do Ministério Público Federal já corria desde o início deste ano de 2015 e quando assumiu a Prefeitura de Picos o Pe. Walmir Lima foi informado de todas as alterações que deveriam ser realizadas prioritariamente no matadouro. Zé Neto informou que algumas medidas já foram tomadas, como o fornecimento do equipamento para que os servidores trabalhem com segurança, o fechamento das cancelas para que apenas o pessoal autorizado possa ter acesso às dependências do prédio, a vedação ao acesso de menores de 18 anos.

Ele informou que a Prefeitura de Picos proporá ao Poder Judiciário o estabelecimento de prazos específicos para as reformas uma vez que algumas medidas demandam certa burocracia e exigem a realização de processos licitatórios.

“A audiência que está marcada para esse mês de agosto será para pactuarmos períodos: para reforma, tantos dias, para aquisição de equipamentos, outra quantidade de dias. Sabemos que não podemos resolver tudo em apenas trinta dias”, explicou Zé Neto.

O Ministério Público exigiu ainda:

  • Reforma do prédio do matadouro;
  • Calçamento das redondezas;
  • Retirada do banheiro de dentro do matadouro;
  • Aquisição de serras elétricas para a substituição de facas e machados
  • Aquisição de pistolas de pressão para o abate dos animais.

Construção e reforma

O Matadouro Modelo Dr. Oscar Neiva Eulálio foi construído na segunda metade da década de 1960, quando administrava a cidade o médico que lhe deu nome. Ainda no primeiro mandato do ex-prefeito Gil Paraibano (2005-2008) o prédio foi reformado, e agora, segundo assegurou Zé Neto, outra reforma será realizada.

 

Comentários