Sábado, 12 de Outubro de 2024

Comandante do 3º BEC nega que objetivo de operação seja arrecadar dinheiro com multas

Publicado em 06/03/2015
Por Marta Soares
8d9494ac1897476dbdec6839a31b.jpg
8d9494ac1897476dbdec6839a31b.jpg
Tenente-Coronel Emerson, 3º BEC/Marta Soares


A Operação Trânsito Seguro – Um pacto pela vida no trânsito de Picos é uma iniciativa do comando do 3º BEC, com o apoio da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Municipal de Trânsito, Corpo de Bombeiros e SAMU. Desde que foi anunciada, a iniciativa recebeu elogios e críticas. Através das redes sociais é possível ver a insatisfação de alguns condutores e pilotos. A alegação mais vista é a de que a operação tem como finalidade arrecadar dinheiro com as multas.

O Folha Atual procurou o Tenente-Coronel Emerson Bezerra de Lima, comandante do 3º BEC e idealizador da operação, para questioná-lo sobre como o mesmo reage a estas afirmações. À nossa reportagem o comandante disse que este tipo de crítica é completamente infundada, uma vez que o 3º BEC em nada ganha (financeiramente) com a aplicação das multas aos condutores e pilotos irregulares.

“Esta operação desde o início foi pensada na população e jamais na arrecadação de dinheiro com a aplicação das multas. Nem eu e nem o nosso Batalhão se beneficia de multa. As multas são uma consequência da desobediência das normas. Se você estiver regularizado, com sua carteira de motorista em dias, se a documentação do seu carro ou da sua moto estiver em dias, não tem que se falar em multa. Fala-se em multa aquele que não está com sua situação regularizada”, disse.

O coordenador do Departamento Municipal de Trânsito, Manoel Vieira, disse ao Folha Atual que existe um Fundo Municipal de Trânsito onde os valores provenientes das multas são depositados e que este dinheiro é utilizado para melhorar o trânsito. Ele esclareceu que nem toda multa trânsito aplicada na cidade de Picos cai neste fundo:

“É importante que as pessoas saibam que o Departamento Municipal de Trânsito é o responsável por este fundo, mas as multas aplicadas, por exemplo, nas BRs e nas PIs não são depositadas neste fundo, nos compete apenas as multas aplicadas na zona urbana de Picos. Eu ficarei feliz no dia em que não registrarmos nenhuma multa, mas é nosso dever fazer isso quando a situação exige. Só existe multa se houver infração”, disse.

 

Comentários
Galileu Demetrius
01/08/2015 06:14:41
Um grande homem, coronel Emerson, tive o prazer de conhecê-lo 2º tenente aqui mesmo no terceirão e posso dizer que é trabalhador. As criticas feitas deve realmente partir de quem anda irregular, eu mesmo quando vou trabalhar, que me deparo com esta mesma blits, ora criticada, ,e sinto muito bem e até mais tranquilho ainda, pois não tenho o que temer, só reclama quem não tá regular, acho que deveria se estender este trabalho pela noite, aí sim haveria muita muita pra ser aplicada aos ilegais.