Sábado, 12 de Outubro de 2024

Enquete aponta que picoense é a favor da redução da maioridade penal

Publicado em 20/02/2015
Por Marta Soares
91140b9e59f11678396acc3437eb.jpg
91140b9e59f11678396acc3437eb.jpg
Nas ruas picoenses também participaram /Marta Soares

Para saber a opinião dos picoenses sobre a redução da maioridade penal, assunto em evidência nas últimas semanas, o portal e jornal Folha Atual questionou através de uma enquete: “Sobre a redução da maioridade penal, você é:”. A enquete promovida pelo Folha Atual não tem precisão científica, mas expõe o que pensa a população picoense. Quinzenalmente o portal exibe diversos temas para que a população vote e o resultado é conferido na edição seguinte do jornal Folha Atual.

Quanto ao questionamento: “Sobre a redução da maioridade penal, você é:”, a grande maioria dos participantes se disse a favor da redução da maioridade penal. Veja o resultado: A favor: 88,65%; Contra: 9,27% e Não sabe ou não quis opinar: 2,08%

Nossa equipe de reportagem também foi às ruas saber a opinião das pessoas. O resultado foi semelhante. Para o feirante Carlos Átila, é preciso que os jovens sejam punidos, pois muitos já têm consciência de seus atos e em outros casos, adultos se utilizam desses menores para praticar crimes sabendo da impunidade que recai sobre eles.

“A partir de uma certa idade, acho que a partir dos 15 anos, por exemplo, o indivíduo já sabe distinguir algumas situações, já sabe o que é certo e o que é errado. Nessa idade já sabe que matar, roubar, estuprar, por exemplo, é errado”, disse.

O professor de matemática Rogério de Almeida foi mais cauteloso. Segundo ele, não adianta só punir, é preciso analisar cada caso. “O problema não está na maioridade, mas nos crimes. É um assunto que precisa ainda ser muito discutido porque também não pode generalizar, pegar um jovem e jogar na cadeia para ele virar um bandido profissional. Mas existem menores que já são bandidos profissionais e isso precisa ser levado em consideração. Quem estupra com 16 anos é um bandido profissional”.

A vendedora de lanches Josiléia Rocha também é a favor da redução da maioridade penal. “Sou a favor porque acho que eles quando praticam um crime devem ser punidos. O menor de hoje já faz as coisas de adulto, vota, faz filho, rouba, mata, então, acredito que eles têm que pagar pelos crimes que praticam”.

Comentários