Sábado, 12 de Outubro de 2024

Tratores põem em risco a vida de picoenses no trânsito

Publicado em 16/02/2015
Por Marta Soares
ece114afa092c155fba12d7e8158.jpg
ece114afa092c155fba12d7e8158.jpg
Trator /Jailson Dias

A acadêmica de história da UFPI de Picos, Ana Paula, transitava pelas ruas do bairro Canto da Várzea em sua motocicleta. Ela levava o seu irmão para a clínica de fisioterapia onde ele faz tratamento, quando, ao virar em uma curva, se deparou com um trator da construção civil, que simplesmente entrou na contramão, em velocidade acima do permitido sem demonstrar qualquer preocupação em causar um acidente.

Felizmente, nada aconteceu e Ana Paula, depois do susto, seguiu em direção a clínica, mas o medo vivido por ela tem se tornado cada vez mais comum aos picoenses nos últimos anos. Não raramente diversos tipos de tratores empregados nas diversas construções, podem ser avistados nas vias públicas mais movimentadas de Picos.

E não são apenas motoristas e motociclistas que estão à mercê dessas grandes máquinas, mas ciclistas e pedestres também vivem o risco diário. Este é agravado pela imprudência dos condutores dos tratores.

O bancário Cláudio Adão relata que dirigia seu automóvel pela lateral da Av. Deputado Sá Urtiga, sentido Bomba, em frente ao Banco do Brasil, quando o condutor de um trator simplesmente entrou na pista sem sinalizar. “A minha sorte é que eu vinha devagar devido aos buracos existentes no local, mas faltou pouco para bater na lateral da máquina”, frisou. Para gerar um pouco mais de revolta o condutor do trator riu da situação.

O artigo 26 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB) preconiza que os usuários das vias públicas devem evitar situações que possam originar acidentes, regulamentação que parece ser ignorada pelos condutores dos tratores. Para transitar com um veículo destes o motorista deve ser habilitado nas categorias “C”, “D” e “E”, conforme artigo 144 do mesmo CTB. Para que o veículo possa transitar é preciso que esteja regulamentado junto ao DETRAN.

O inspetor Benedito Lima da 4° Delegacia da Polícia Rodoviária de Picos (PRF) informou a nossa reportagem que alguns tratores já foram retidos por não apresentarem as determinações legais para transitar pelas vias públicas. Parece que será cada vez mais comum ver esse maquinário pela cidade.

 

Comentários