Sábado, 12 de Outubro de 2024

Apesar de demissões há vagas para pessoas qualificadas, adverte pesquisador

Publicado em 08/02/2015
Por Jailson Dias
0300be6bb62282bd862c08c482a5.jpg
0300be6bb62282bd862c08c482a5.jpg
Diretor do Carreira Vitoriosa, Wedson Bezerra/Jailson Dias

Apesar das demissões que estão ocorrendo no comércio picoense e da consequente redução do número de empregos e do aumento da procura, o diretor do Carreira Vitoriosa, Wedson Bezerra, alerta que há vagas no mercado de trabalho para quem se capacita. Ele lamenta a ausência qualificação profissional entre os moradores de Picos e cidades vizinhas.

“As empresas estão demitindo, mas também estão contratando, pessoas que tenham o conhecimento mínimo de informática e Excel, planilhas, saibam trabalhar bem com o Word, sejam comunicativas e tenham espírito de liderança”, explicou.

Para o diretor do Carreira Vitoriosa sempre haverá oportunidades para pessoas que tenham foco em seu trabalho, que busquem participar de cursos constantemente. “Agora, a massa dos trabalhadores não se qualificam, não buscam, perdem o emprego e não conseguem uma recolocação profissional, e há certo comodismo do próprio trabalhador”, frisou.

Atualmente mais de 80% das pessoas que procuram o Carreira Vitoriosa afirmam querer “qualquer coisa”, algo preocupante segundo Wedson, pois são pessoas que acabam deixando claro não possuírem capacitação alguma.

Redes sociais

Wedson faz mais um alerta. Grande parte das demissões de hoje são motivadas pelo mau uso das redes sociais, como Whatsaap, Facebook, Twitter. E por mau uso entendem-se os funcionários que “não desgrudam do celular”. “Algumas empresas estão colocando por escrito, em suas normas, a proibição do uso do celular”, frisou.

Wedson Bezerra explica que não há uma fiscalização com relação as postagens, mas a preocupação de que as redes sociais sejam utilizadas no horário de trabalho. Os empresários e comerciantes que abrem cadastro na Carreira Vitoriosa salientam que não querem funcionários “viciados” em redes sociais.

Números

Pesquisa realizada recentemente pelo Carreira Vitoriosa no comércio de Picos aponta que 78% das empresas não pretendem realizar contratações pelos próximos seis meses. 16,2% afirmaram que vão contratar e 5,8% ainda não sabem.

Comentários
Galileu Demetrius
24/06/2015 16:18:32
É um retrato da realidade Picoense, as pessoas querem trabalho, mas não querem se qualificar e quando o fazem se qualificam nas redes sociais e outros afins, que em nada interessam o empreendimento ou as suas próprias carreiras. Wedson disse tudo sobre o assunto.