Sábado, 12 de Outubro de 2024

Vendas de bombinhas juninas põe população em alerta para risco de incêndios

Publicado em 27/01/2015
Por Jailson Dias
265dc072911f4a39eb3db7163b10.jpg
265dc072911f4a39eb3db7163b10.jpg
Bombinhas são comercializadas livremente/Jailson Dias

Há pouco mais de duas semanas as conhecidas barracas de vendas de bombinhas juninas já podem ser avistadas ao lado do Palácio Coelho Rodrigues, sede da Prefeitura de Picos, na rua Pe. Madeira. Os vendedores permanecem ali até às vésperas de 24 de junho, quando se comemora o dia de São João. Além de ser um período caracterizado pelas festividades, também requer cuidados para evitar incêndios.

Todos os anos a comandante do Corpo de Bombeiros de Picos, capitã Ana Cléia Diniz Santos, alerta para o perigo das bombinhas e rojões, principalmente porque as festas juninas coincidem com a época em que a mata da região já está ficando seca, favorecendo o surgimento de incêndios, que, em muitas ocasiões, podem colocar residências e vidas em risco.

Os preços dos artefatos variam de R$ 0,25 até R$ 15,00 dependendo da potência da bombinha. Algumas, que proporcionam explosões mais fortes, portanto, com mais riscos, só podem ser comercializadas para adultos. Existem também as inofensivas como as chamadas “bombinhas de salão”, “chuvinhas”, “cobrinha”, estas ficam para as crianças.

Além do risco de incêndios, há também o problema da segurança pessoal de quem “solta” os artefatos explosivos, podendo ocasionar graves queimaduras se não houver o devido e redobrado cuidado.

Comentários