Sábado, 12 de Outubro de 2024

Sindicatos promovem manifestação no centro de Picos

Publicado em 20/01/2015
Por Jailson Dias
1628af9a5187e48afc49cf6a832e.jpg
1628af9a5187e48afc49cf6a832e.jpg
Manifestantes na Praça Félix Pacheco/Jailson Dias

Com uma pauta de reinvindicações bastante ampla sindicatos, associações de professores e grêmios estudantis promoveram uma grande manifestação no centro da cidade de Picos na manhã desta sexta-feira, 29. Os manifestantes percorreram toda a Av. Getúlio Vargas, contornando a Praça Josino Ferreira, passando pela rua Coronel Francisco Santos, encerrando com um auto público na Praça Félix Pacheco.

Com o auxílio do carro de som os diversos oradores que fizeram uso da palavra cobravam ações desde a administração municipal, estadual e federal, enfatizando o descumprimento de leis por parte do Governador Wellington Dias (PT) e pedindo a complementação da estrutura da Uespi de Picos, que carece de materiais didáticos, dentre outras necessidades urgentes.

Os manifestantes também criticaram a iminente renúncia do prefeito Kléber Eulálio que deverá assumir nos próximos dias o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). Fatores como a estrutura das escolas locais e o problema das filas para marcação de consultas e exames na Saúde, também foram mencionados.

“São pautas bem amplas que vão aos anseios da sociedade nos mais diversos segmentos”, declarou a presidente do SNDSERM de Picos, Edna Moura.

Em um dos cartazes constava que o governador Wellington Dias tem se negado a cumprir a Lei 6.402/2013 que garante o reajuste dos docentes da Uespi. “O governo se nega a cumprir e quer parcelar. Eu sinceramente nunca ouvi falar do cumprimento de uma lei pela metade, ou você cumpre, ou não cumpre”, declarou Edna Moura.

A manifestação contou com servidores municipais, professores e alunos da Uespi, além dos técnicos da UFPI de Picos e até representações sindicais de outras cidades. O ato público foi encerrado com uma oração.

Comentários