Sábado, 12 de Outubro de 2024

Zé Luís diz que falta pulso a administração para obediência do Código de Postura

Publicado em 18/01/2015
Por Jailson Dias
1bee32a1cd076c3a951124d6ec72.jpg
1bee32a1cd076c3a951124d6ec72.jpg
Secretário Zé Luís/Jailson Dias

O Código de Postura do Município de Picos já está bastante ultrapassado, foi promulgado em 18 de junho de 1987, Lei n° 1465, e discrimina sobre ordem pública, higiene, estabelecimentos comerciais, no entanto, ele é historicamente desrespeitado pela população. Para o secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, falta pulso à administração para impor a ordem necessária.

“Falta pulso da própria administração de modo geral, mas hoje ela está mais preocupada com a repercussão às vezes do que com o cumprimento do Código de Postura. Se você vê aquelas barracadas de DVDs piratas nas praças, não podem ser legalizadas pelo município”, comentou.

O secretário foi mais longe e tocou em um ponto sensível que é o desemprego, o que acaba levando muitas pessoas a ingressarem no mercado informal, montando barracas de lanches que dominam a visão das praças. “Acaba deixando a coisa andar como está lá hoje, mas se o código de postura for obedecido, teríamos as calçadas e praças livres para o trânsito de pedestres”, comentou.

Zé Luís aposta que a nova gestão vá mudar o quadro atual, mas quando indagado se não seria a sua pasta a garantir a obediência do “Código de Postura” de Picos, ele se esquiva e diz não possuir esse “poder de polícia”. Muitos casos são encaminhados para a Procuradoria do Município.

A feira livre da Praça Justino Luz constitui-se, segundo o vereador, em um dos maiores problemas da atualidade, pois os feirantes deveriam ocupar esse espaço entre segunda e sábado, desocupando-a para que no domingo possa acontecer as celebrações religiosas e a limpeza, mas até nisso a Prefeitura encontra dificuldade. “E ainda temos dificuldade para retirar, mas falta realmente pulso, é uma missão da administração de modo geral”, comentou.

No momento haveria o debate sobre a elaboração de um novo Código de Postura, mais atualizado e rigoroso, garantindo o seu cumprimento através de multas. Muitos feirantes são notificados, mas jamais são punidos, o que estimula a impunidade.

Nos bastidores comenta-se que a Secretaria de Turismo do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico não deveria ser ocupada por um político, mas por um técnico, alguém que não tivesse pretensões eleitoreiras. Enquanto for assim, poucas coisas mudarão.

Comentários
ZENITO JUNIOR
27/05/2015 10:32:14
Estamos no limite. A cidade esta um caos. Sem comando. É um absurdo o que vemos todos os dias na "cidade modelo": comerciantes tomando as calçadas, mototaxistas demarcam "seu" local; calçadas viram comercio; municipes sem exclupulos jogam seu lixo doméstico no meio da rua; transito desorganizado; em frente ao antigo Forum, os caras botam as barracas na principal avenida e ainda estacionam motos ao lado para ninguem estacionar; ao lado de supermecado de Pimba a loja coloca os produtos tambem na avenida. O que falta nesta cidade infelizmente não é só uma boa gestão. Mas sim eleitores mais conscientes. Lembrar que voto "não tem preço têm consequencia". Vemos uma cidade tão pungente,mergulhada num caos administrativo.Não tem uma sequencia de bons administrativo. Vamos mudar isso e dar um basta nesta politica de favores. Senhor secretario, se não deseja tomar medidas, mesmo que sejam duras, mas que melhorem a situação."Pede pra sair". Enquanto o senhor estiver na pasta é responsavel SIM.