Sexta-Feira, 11 de Outubro de 2024

Reforma da Igreja Matriz atrai atenção dos fieis

Publicado em 07/01/2015
Por Jailson Dias
3e2bc47a04f55a0d17b0d90b2458.jpg
3e2bc47a04f55a0d17b0d90b2458.jpg
Igreja passa por reforma/Jailson Dias

A Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios é o templo mais importante para o catolicismo picoense, sediando a diocese. Construída pelo famoso Pe. Madeira nos anos 1940, a igreja, pela sua arquitetura e imponência, sempre concentrou a atenção de toda a cidade. Recentemente o Pe. Chiquinho entendeu ser necessária a realização de uma reforma urgente. No entanto, alguns fieis têm se mostrado incomodados com a reforma que no entender deles estaria descaracterizando o templo, dificultando assim o seu tombamento como patrimônio histórico.

Nossa equipe procurou o Pe. Chiquinho para falar sobre o assunto. Por telefone – ele se encontrava em Teresina – o sacerdote informou que decidiu iniciar a reforma devido a necessidade de evitar a sua deterioração. “E eu ia deixar cair?”, frisou. Ele argumentou que a Igreja não possui armação de ferro em sua estrutura, constituindo-se apenas de tijolos.

O Pe. Chiquinho argumentou ainda que não se preocupava com o possível tombamento histórico, buscando, antes de tudo, conservar o templo para a comunidade católica.

Em 2012 a Igreja Matriz foi escolhida a 2° Maravilha do Piauí, ficando atrás do Delta do Parnaíba. Ainda em 2010 o então pároco da Diocese, Pe. Gregório Lustosa, instalou grandes centrais de ar no templo, bloqueando a pequena rua ao lado para evitar danos ao patrimônio. Em 2013 o mesmo sacerdote determinou a afixação das imagens dos santos adorados na região de Picos no teto sobre o altar da igreja, rendendo mais uma polêmica.

A cidade de Picos não possui um único prédio tombado como patrimônio histórico. As pessoas geralmente se lamentam depois que os monumentos do passado já foram abaixo, ou seja, quando é tarde demais.

Comentários