Sexta-Feira, 11 de Outubro de 2024

Agricultores picoenses poderão ficar sem receber Garantia Safra

Publicado em 04/01/2015
Por Jailson Dias
1204b8095a73732e5f01b35ea6f4.jpg
1204b8095a73732e5f01b35ea6f4.jpg
Agricultores se cadastrando no garantia safra. Arquivo/Jailson Dias

Pela primeira vez em mais de cinco anos os agricultores picoenses poderão ficar sem receber as parcelas do Garantia Safra. O motivo? A regularidade do período chuvoso nesse ano de 2015. Segundo o secretário de Agricultura e Abastecimento de Picos, Manoel Vieira, o chamado “inverno nordestino”, caracterizado pelas chuvas que se acentuam entre dezembro e março, contradisse todas as previsões de estiagem.

“Os estudos meteorológicos mostravam que teríamos uma continuidade da estiagem, e para a nossa surpresa nós tivemos um inverno bom, com muita chuva”, comemorou Manoel Vieira.

O secretário acha que as previsões negativas prejudicaram alguns agricultores na zona rural de Picos, que não cultivaram a terra no tempo correto acreditando que 2015 seria igual aos anos anteriores, de seca. As duas culturas principais da cidade, feijão e milho terão uma boa produção, especialmente o feijão.

Nos últimos dias houve uma reunião com a Coordenação Estadual do Garantia Safra que orientou a Secretaria de Agricultura a proceder com a vistoria “in loco”, ou seja, observação direta. Se for constatado que houve perda de mais de 50% da safra, então a administração municipal pleiteará para que os trabalhadores recebam os recursos uma vez que a gestão está adimplente com o programa. “Tudo vai depender desta vistoria in loco”, frisou.

A vistoria deve começar na próxima semana e se estenderá por 15 dias, quando a Secretaria de Agricultura saberá se é necessário que os quase quatro mil inscritos receberão os recursos, do contrário, não há o que fazer. “É possível que o Garantia Safra seja dispensado, mas preferimos esperar os resultados da vistoria”, comentou.

Comentários