Sexta-Feira, 11 de Outubro de 2024

Órgãos de segurança do Estado participam de audiência para discutir o tema

Publicado em 29/12/2014
Por Marta Soares
0987e3ff48f0750f739edea849c7.jpg
0987e3ff48f0750f739edea849c7.jpg
Audiência debateu sobre a segurnaça /Marta Soares


 

Na noite desta terça-feira, dia 28, a sociedade civil organizada, bem como diversos vereadores e pessoas ligadas à órgãos de segurança pública do Estado, se reuniram em audiência pública para discutir sobre o tema. A audiência foi solicitada pelo vereador petista Wellington Dantas, que em sua fala na tribuna, ressaltou as diversas falhas na segurança.

Dentre as autoridades que fazem a segurança pública, estavam o Coronel Carlos Augusto, Comandante Geral da Polícia Militar do PI; o delegado Flávio Costa, representando o Delegado Geral da Polícia Civil, Riedel Batista; o comandante do 4º BPM, tenente-coronel Wagner Tôrres; o delegado regional da Polícia Civil de Picos, Eduardo Aquino; além de políticos como a  deputada Belê Medeiros (PSB) e secretários municipais.

Segundo Dantas, é inadmissível que em uma cidade do porte de Picos, todas as delegacias funcionem em um único prédio: “Anos trás nós tínhamos um Distrito Policial no bairro Junco e outro no bairro Bomba. Mesmo com todas as dificuldades que também existiam naquele tempo, isso dava para atender a quem morava na área do Junco e quem morava nessa outra parte da cidade. Agora, se a pessoa que mora na COHAB precisar de uma delegacia, tem que vir até o Canto da Várzea. Nós queremos que os distritos sejam reabertos”, enfatizou.

Segundo o Coronel Carlos Augusto, a Polícia Militar em Picos está com viaturas e motos novas para o policiamento, além disso, ele ressaltou que a cidade foi uma das que recebeu o Curso de Formação de Soldados, onde parte destes novos policiais passará a fazer parte do efetivo local. Sobre a instalação do projeto “Guardião Eletrônico”, onde câmeras de segurança são instaladas em pontos estratégicos da cidade e são monitoradas pela PM, o coronel disse que se trata de um projeto de alto custo, mas que se faz necessário: “já discutimos e estamos prestes a executar este projeto. Picos merece ter em suas principais ruas e avenidas, além das entradas e saídas da cidade, esse monitoramento. Esse projeto custa algo em torno de R$ 1.600.000,00 (Hum milhão e seiscentos mil reais), mas segurança se faz com parceria e vamos atrás deste recurso”.

O Tenente Coronel Wagner Torres, comandante do 4º BPM de Picos, disse ao Folha Atual que existem projetos para melhorar a segurança na cidade de Picos, e segundo ele, dentre estes projetos estão: instalação das câmeras de monitoramento; Criação de uma Cia. de Motopatrulhamento; Instalação de uma base do GTAP – Grupo Tático Aéreo; Criação de uma Delegacia de Combate às Drogas, além do aumento do efetivo.

O secretário de Segurança, Fábio Abreu, disse que serão traçadas metas para resolver os anseios dos picoenses no tocante ao problema da segurança pública no munícipio. Ele ressaltou a importância do uso da tecnologia e a reestruturação do aparelho de segurança pública para obter resultados positivos contra a criminalidade.

Flávio Costa, que representou o delegado geral da Polícia Cívil, destacou a importância das operações conjuntas envolvendo tanto a Polícia Civil como a Militar e a Rodoviária Federal.

 

Comentários