Sexta-Feira, 11 de Outubro de 2024

Acessos do bairro Belo Norte põe em risco a vida de condutores

Publicado em 23/12/2014
Por Jailson Dias
5aa4d1ab74216612b86c409d217e.jpg
5aa4d1ab74216612b86c409d217e.jpg
Atenção redobrada para entrar na BR/Jailson Dias

Como você se sentiria ao arriscar a sua vida diariamente? Os moradores do bairro Belo Norte, o que mais cresce na cidade de Picos, conhecem bem essa sensação. Diariamente ao entrar e sair das imediações do bairro os condutores se arriscam, pois não existe nenhuma sinalização nas margens da estrada que facilite a vida das pessoas. A única solução é redobrar a atenção para não sofrer nenhuma colisão. Como aquele trecho é um declive os automóveis que vem pela BR-316 geralmente estão em alta velocidade.

A professora Alane Costa lamenta que as ruas esburacadas do bairro não permitam trafegar livremente pelas adjacências. Mesmo lecionando em uma escola do Belo Norte ela se vê na obrigação de usar a movimentada BR-316, entrando e saindo pelo acesso desprovido de sinalização. A sua única estratégia é ficar no acostamento esperando que não haja nenhum veículo se aproximando para poder transitar.

Para entrar e sair do bairro Belo Norte os motoristas e motociclistas geralmente usam três acessos que dão na BR-316, nenhum deles possui qualquer sinalização, se quer um redutor de velocidade, além das entradas, já no interior do bairro, serem acidentadas e esburacadas, o que dificulta ainda mais o trânsito.

Nossa equipe falou com o supervisor do DNIT em Picos, Ruberval Isidro, sobre esse problema. Ele informou que é responsabilidade do departamento fazer a sinalização horizontal e vertical das estradas federais, mas, em casos assim, de acesso a bairros e instituições, a responsabilidade é divididacom o poder público municipal.

No caso do Belo Norte caberia a Prefeitura tomar providências e melhor sinalizar o trecho com redutores de velocidade, quebra-molas, dentre outros. Ele explica ainda que deveriam haver faixas e redutores de velocidade, além de um espaço mais amplo para que os condutores possam trafegar e ter boa visibilidade.

A situação também é tensa mais acima, no novo prédio da Uespi de Picos, pois o Governo do Estado deveria ter tomado providências quanto a entrada e saída de veículos daquele prédio. O DNIT já estaria entrando com um recurso junto ao Ministério Público Federal para processar o governo.

Enquanto o jogo do empurra continua as pessoas arriscam as suas vidas no simples ato de chegar e sair de casa. Já foram registrados vários acidentes fatais na entrada do Belo Norte.

Comentários