Sexta-Feira, 11 de Outubro de 2024

Moradores do bairro São José vivem pesadelo com obra de saneamento

Publicado em 20/12/2014
Por Jailson Dias
660ecf8567c79fb6e3b2d0ef2da4.jpg
660ecf8567c79fb6e3b2d0ef2da4.jpg
Ruas estão quase intrafegáveis/Jailson Dias

As obras de saneamento básico do bairro São José, empreendidas pela Multipla Engenharia, tem transformado a vida dos moradores num verdadeiro pesadelo, assim como aconteceu nos demais bairros por onde passou: Passagem das Pedras e Boa Vista. Nestes dois últimos as pessoas chegaram a se manifestar na Câmara Municipal de Picos pedindo providências. A equipe de reportagem do Folha Atual esteve no bairro São José e após conversar com alguns moradores pôde constatar que a principal reclamação não é contra a obra em si, mas contra a demora e má reposição do calçamento.

O comerciante Raimundo Lopes, residente na rua Luiz Nunes, bairro São José, reconheceu a necessidade da obra de saneamento básico com algo que vá contribuir para a saúde pública, mas critica a Multipla Engenharia, que não repõe o calçamento direito, deixando buracos e muita lama que resulta no atolamento dos automóveis. “O tráfego aqui na Luiz Nunes é muito grande, mas a empresa não está fazendo o trabalho necessário”, comentou.

Para Raimundo Lopes, baseado em sua experiência de vida em outras cidades, especialmente capitais, o trabalho de reposição do calçamento arrancado deveria ser feito de forma mais rápida e imediata, o que reduziria o transtorno na vida dos moradores.

O também comerciante Francisco Chavez, cuja empresa fica na lateral da Av. Deputado Sá Urtiga, denunciou que a vala aberta para inserção da tubulação, que ainda não foi pavimentada, tem resultado inclusive na queda das vendas, dentre outros contratempos como a poeira que tomou conta de seu estabelecimento provocando prejuízo financeiro. “Aqui a situação é essa, parou, ninguém encosta porque a lama não deixa”, frisou.

Ainda nessa semana a Secretaria de Obras de Picos, juntamente com lideranças da sociedade civil organizada, promoveu uma reunião no palácio Coelho Rodrigues com engenheiros da empresa, oportunidade em que as queixas dos moradores do bairro São José foram repassadas. As obras de saneamento básico daquele bairro começaram ainda em julho de 2014 e devem se estender no mínimo por mais um mês.

O engenheiro da Multipla, Rangel Moura, declarou que não é possível compactar o solo para deixar o calçamento como era anteriormente, uma vez que o sistema de esgoto e abastecimento de água pode ser danificado. Ele acredita que quando o sistema for posto em funcionamento as pessoas esquecerão os problemas.

Comentários
ben hur
16/09/2016 13:56:50
não acredito que um engenheiro falar que não dar para compactar um solo porque iria estragar a rede porque a execução esta errada eu sou encarregado geral de terraplanagem e pavimentação nunca vi isso e trabalhei com muito esgoto e rede de aguá e nem por isso fiz essa bagunça por isso usamos colchão de areia depois cobrimos com terra para compactar não danifica nada resumindo e falta de conhencimento estou a disposição ao trabalho em tocantins obrigado bom trabalho.