Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2024

Educação física melhora condicionamento físico dos futuros soldados da PM/PI

Publicado em 12/12/2014
Por Marta Soares
f3c0a5a34dd0abfdd2e95e4c190e.jpg
f3c0a5a34dd0abfdd2e95e4c190e.jpg
São 45 minutos de corrida/Marta Soares


 

Os alunos do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Piauí, Polo de Ensino de Picos, estão na quinta semana de aula e para dar fôlego aos futuros soldados, é exigido dos mesmos, muito condicionamento físico. Para tanto, além das aulas teóricas e das demais aulas práticas, os alunos, homens e mulheres, passam uma aulas de educação física pelo menos duas vezes por semana.

Os quarenta alunos foram divididos em duas turmas, cada uma com vinte futuros soldados. As aulas acontecem de segunda à quinta-feira, sempre às 6h da manhã e com o acompanhamento de policiais experientes, como é o caso do Capitão Mário, que é o instrutor da disciplina de Educação Física.

O Folha Atual acompanhou um dia de aula desta disciplina. São 45 minutos de corrida, que vai desde leves corridas até o estágio mais rápido. “Eles são submetidos a um desgaste físico que visa o condicionamento físico desses alunos. Futuramente essas aulas serão duas vezes ao dia para ampliar esse leque de atividades. Eles precisam ser submetidos a um condicionamento cardiorrespiratório e exercício de força, que visa exatamente o melhor desempenho da atividade policial”, disse o Capitão.

Os alunos obedecem a uma carga de trabalho semanal, que começa na segunda às 6h da manhã e encerra na sexta-feira às 13h. Eles recebem intensas instruções pela manhã e à tarde, onde eles são submetidos a aula de Educação Física, disciplinas de Direito e outras que são inerentes à atividade policial militar, como armamento, tiro, abordagem e outras.

Está prevista para as próximas semanas uma aula prática de policiamento ostensivo: “tão logo esses alunos finalizem a disciplina de Policiamento Ostensivo Geral, eles serão levados às ruas para desempenhar na prática o que viram em sala de aula”.

 

Comentários
Lusiana Correa
08/04/2015 19:12:51
Moro no jardim natal e vejo diariamente esses bravos alunos cantando e correndo com vibração. A sociedade não vê a hora desses futuros policiais estarem na rua oferecendo a segurança que tanto necessitamos.