Sexta-Feira, 11 de Outubro de 2024

Projeto prevê castração de gatos e cachorros em Picos

Publicado em 23/11/2014
Por Jailson Dias
c5ba68edef1041d8cea031e9fe93.jpg
c5ba68edef1041d8cea031e9fe93.jpg
Animais tem sido avistados por toda a cidade/Jailson Dias

Nas últimas semanas a população picoense tem avistado dezenas de cachorros transitando pelas principais ruas e avenidas da cidade. A grande maioria é de animais abandonados. Mas o problema também se estende aos gatos, que podem ser avistados aos montes em bairros periféricos. A vereadora Fátima Sá (PSDB) prometeu elaborar um projeto que prevê a castração desses animais.

Além de tratar-se de ser algo extremamente penoso, uma vez que os animais são abandonados por pessoas que se comprometeram a cuidar deles por toda a vida, também é um problema de saúde pública, pois muitos destes possuem doenças que podem ser transmitidas aos seres humanos.

“Tem sido uma questão difícil para Picos. Então estou elaborando um projeto para que o município castre esses animais, como temos veterinários, com certeza ia eliminar esses cachorros soltos e não terão como passar doença ao povo”, comentou.

Ela explicou que o projeto foi inspirado em semelhante que já existe em Parnaíba.

Outro motivo para a grande quantidade de animais soltos nas ruas da cidade é a paralização pela qual passa o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) que não tem feito o recolhimento dos gatos e cachorros. Além da falta de estrutura os servidores estariam desmotivados uma vez que não foram incluídos no Plano de Cargos e Salários e, portanto, desmotivados.

Comentários