Sexta-Feira, 11 de Outubro de 2024

Confira o resultado da enquete sobre coleta seletiva

Publicado em 17/11/2014
Por Marta Soares
1c31036abf789d4f355ddcdc3375.jpg
1c31036abf789d4f355ddcdc3375.jpg
Participantes da emquete nas ruas/Marta Soares



A enquete desta edição do portal Folha Atual questionou os picoenses sobre a coleta seletiva do lixo residencial. Coleta seletiva ou recolha seletiva é o termo utilizado para o recolhimento dos materiais que são possíveis de serem reciclados. Dentre estes materiais recicláveis podemos citar os diversos tipos de papéis, plásticos, metais e vidros. A separação no lixo evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis, aumentando o valor agregado destes e diminuindo os custos de reciclagem. O fundamento da coleta seletiva é a separação, pela população, dos materiais recicláveis (papéis, vidros, plásticos e metais) do restante do lixo doméstico, como os restos de comida.

Em percentagem o resultado foi:
32,5% dos participantes da enquete afirmaram que fazem a separação do lixo;
65% disseram que não fazem a separação do lixo;
2,5% afirmaram que fazem a separação apenas às vezes.

Nas ruas conversamos com alguns picoenses e o resultado da enquete também foi semelhante. Para o auxiliar de escritório Francisco Barbosa (foto abaixo) a coleta seletiva se torna inviável porque a cidade não tem estrutura para coletar o lixo: “Não adianta separar em casa e o carro do lixo misturar tudo depois”.

Arthur Junior Rodrigues de Sousa (1ª foto abaixo) disse que em sua casa é a mãe que faz a separação do lixo e a coleta do óleo de cozinha. Claudio Santana Santos (2ª foto abaixo), de 18 anos, disse que em sua casa o lixo é coletado sem a separação, apenas os vidros são separados do lixo doméstico.

Em 2013 a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos iniciou uma campanha de coleta seletiva, onde informou a população sobre a importância de separar o lixo doméstico. Alguns tambores foram instalados em pontos estratégicos da cidade onde o lixo poderia ser depositado, mas a ideia não vingou.

Com a finalidade de reduzir a quantidade de lixo descartado e praticar a sustentabilidade, uma série de palestras foram feitas por fiscais da secretaria, incluindo a rede municipal de ensino. Os alunos puderam obter informações sobre a coleta seletiva, sua importância e conhecer um pouco da realidade local sobre o destino dos resíduos sólidos do município. Após a palestra os alunos seguiram para uma visita ao aterro controlado do município onde puderam conhecer um pouco da realidade local e como é feito a compactação e cobertura do lixo.

Nossa equipe tentou contato com o secretário Glauber Silva, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.

A nova enquete já está no ar e quer saber: “Você é a favor da união civil entre pessoas do mesmo sexo?”.

 

Comentários