Sexta-Feira, 11 de Outubro de 2024

Bandeira de Picos fica a meio mastro no Palácio Coelho Rodrigues em sinal de luto

Publicado em 14/11/2014
Por Jailson Dias
9f08b44ab0875ffe49c0d52ca84d.jpg
9f08b44ab0875ffe49c0d52ca84d.jpg
Prefeitura de Picos de luto /Jailson Dias

Os símbolos são extremamente importantes para entender datas e conhecer um pouco da nossa história. Com o falecimento da primeira e única mulher a ocupar o cargo de prefeita de Picos, em 1948, Maria do Socorro Portela Marcílio, 87, quando tinha apenas 22 anos de idade, o prefeito Kléber Eulálio decretou luto oficial por três dias em todo o município. Com isso os mais observadores podem ter notado que a bandeira de Picos estava à meio-mastro no Palácio Coelho Rodrigues, sede do poder executivo.

Assim como a bandeira nacional é um dos principais símbolos do país, a bandeira de Picos representa o município. Quando a bandeira de Picos está erguida ao lado da Bandeira do Brasil no Palácio Coelho Rodrigues, significa que o prefeito está presente. Quando não está hasteada, é porque o gestor não se encontra.

O hasteamento das bandeiras e o seu rebaixamento para meio-mastro segue todo um protocolo. Como o prefeito decretou luto por três dias ela permanecerá hasteada a meio-mastro do nascer do sol até o entardecer, enquanto vigorar o decreto.

Quando assumiu a prefeitura de Picos, Maria do Socorro Portela Marcílio teve como principal objetivo fazer a transferência do cargo após o assassinato do prefeito Abílio Coelho da Luz. Assumiu o mandato o prefeito Celso Eulálio, que governou Picos de 1948 até 1951.

Comentários