Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2024

Comandante do 4º BPM acredita na implantação do Guardião Eletrônico

Publicado em 01/11/2014
Por Marta Soares
d8f734f6f96f2ea4d01a1f6d413b.jpg
d8f734f6f96f2ea4d01a1f6d413b.jpg
Comandante do 4º BPM confere a localização das câmeras/Marta Soares


 

Na última semana, técnicos da empresa “Núcleo Integrando Tecnologias”, com sede em Fortaleza – CE, estiveram em Picos para visita técnica onde foi feito o levantamento dos pontos de monitoramento das câmeras de segurança do projeto “Guardião Eletrônico”. Este projeto vem sendo discutido há três anos, desde que o atual comandante do 4º BPM, tenente coronel Wagner Torres, assumiu o cargo. Para Wagner Torres, é imprescindível que Picos possua este policiamento digital.

Trinta pontos foram mapeados pelo 4º BPM e as câmeras deverão ser instaladas em locais importantes, como entradas e saídas da cidade, centro comercial e alguns pontos de venda de drogas. “Como comandante, estas câmeras são um sonho nosso. Desde 2012 que a gente vem tentando junto às autoridades e a sociedade fazer a aquisição desse equipamento”, disse Torres.

Passada a fase de levantamento e visita técnica, a empresa fará o orçamento do projeto, que deve ser apresentado em breve às autoridades envolvidas.

A sala de monitoramento será instalada no COPOM – Centro de Operações da Polícia Militar. Com a implantação do “Guardião Eletrônico”, os policiais responsáveis pelo monitoramento das câmeras passarão por treinamento. Segundo a diretora da “Núcleo Integrando Tecnologias”, Deyla Moura, as câmeras são preparadas para resistir a altas temperaturas, além de serem anti-vandálicas e à prova de balas.

O alcance focal destas câmeras pode chegar até 500 metros, ou seja, cada uma destas câmeras pode fazer nítido reconhecimento facial e de placas veiculares a uma distância de até 500 metros. Elas poderão efetuar as rondas de forma automática ou sendo manuseada pelos policiais através de joystic. As câmeras terão rotação de 360º horizontal e 220º vertical.

Com a implantação das câmeras Wagner Torres acredita que os arrombamentos em pontos comerciais, bem como os furtos de motos, serão extintos e a venda de drogas poderá até ser flagrada. Segundo o comandante, cada câmera instalada equivale a 20 policiais fazendo a ronda ostensiva.

 

Comentários