Sexta-Feira, 11 de Outubro de 2024

Seis pontos da nova tubulação já apresentaram vazamento

Publicado em 30/10/2014
Por Jailson Dias
444075f83ed9b765d4a32b8af347.jpg
444075f83ed9b765d4a32b8af347.jpg
Agespisa já foi obrigada a fazer reparos/Jailson Dias

A AGESPISA, assim como diversos órgãos em Picos, permanece sem diretor efetivo desde 31 de dezembro de 2014, quando teve fim o governo Zé Filho (PMDB). Buscando saber sobre os vazamentos na tubulação recém-trocada na Av. Getúlio Vargas, nossa equipe esteve no órgão, e foi informada que seis vazamentos já foram verificados na obra realizada pela Apoio Construções.

Para a Agespisa de Picos a expectativa é de que não fosse preciso abrir buracos no asfalto da Av. Getúlio Vargas e outras vias importantes recém-pavimentadas pelos próximos 30 anos, mas esse tempo foi abreviado em 29 anos e seis meses. Vale frisar que a obra da troca da tubulação de amianto por PVC ainda não foi entregue a empresa, continuando sob a responsabilidade da Apoio Construções.

No entanto, os servidores da AGESPISA fizeram os reparos no ramal que estourou na noite de 20 de janeiro e fez água jorrar pela extensão da Av. Getúlio Vargas. Naquela ocasião o asfalto cuja pavimentação foi concluída há apenas seis meses teve de ser quebrado para que o ramal fosse consertado.

Servidores da AGESPISA de Picos explicam que o cano geral não sofreu nenhuma avaria, estes problemas vem sendo verificados nos ramais. Apesar de ter realizado os reparos ainda não se sabe qual o motivo da quebra. Algumas possibilidades são apontadas, como a profundidade, que pode não ter sido a ideal, ou a baixa qualidade do material utilizado. Representantes da empresa Apoio Construções já tiveram reunidos com diretores da AGESPISA para tratar sobre o assunto.

A situação é um pouco mais difícil, pois o projeto de substituição da tubulação das ruas e avenidas de Picos foi realizado diretamente entre a Diretoria de Obras da Agespisa em Teresina com a empresa que realizou o serviço. Os servidores de Picos fizeram apenas o acompanhamento. Nesse momento eles estão fazendo o levantamento do material para descobrir o que tem motivado a quebra dos canos novos.

A empresa Apoio Construções, que tem sua sede em Teresina, venceu o processo licitatório para a troca da tubulação de amianto por PVC na cidade de Picos. Ela já realizou esse serviço em alguns pontos da cidade, como na Av. do bairro Ipueiras e na rua Coelho Rodrigues.

Até o dia 30 de janeiro ainda não havia sido posto em funcionamento o sistema da rua Coelho Rodrigues. A empresa precisava ainda realizar os testes para saber se o sistema resistiria a pressão da água e abasteceria as residências. Foram realizadas em torno de 100 ligações nessa obra.

Comentários