Sexta-Feira, 11 de Outubro de 2024

Prédio da 9° GRE de Picos ameaçava desabar, declara gerente

Publicado em 29/10/2014
Por Jailson Dias
bad24b7ae74dab9052779235d2ad.jpg
bad24b7ae74dab9052779235d2ad.jpg
Prédio da 9° GRE precisa de reforma urgente/Jailson Dias

Os serviços da 9° Gerencia Regional de Educação (9° GRE) foram transferidos para a Escola Normal Oficial de Picos (ENOP) para que o prédio da gerência possa receber uma ampla e necessária reforma. Para a gerente interina, Maria Bernadete de Carvalho Almondes, os 62 servidores que trabalhavam no antigo prédio “estavam correndo risco de vida”, uma vez que a estrutura apresenta falhas visíveis e poderia desabar a qualquer momento.

Bernadete informa que por muitas vezes reformas foram solicitadas a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), mas estas eram simplesmente ignoradas. “Ela (a 9° GRE) já estava há mais de oito nãos sem receber uma reforma, apenas pequenos reparos, e é um prédio antigo”, declarou Bernadete.

Apesar da evacuação da sede da 9° GRE não há uma previsão de quando essa reforma vá ter início uma vez que será necessária a abertura de um processo licitatório para a contratação de uma empreiteira que realize o serviço, como manda a lei. Uma equipe de engenheiros da SEDUC já esteve em Picos observando quais são os procedimentos necessários para essa reforma. “Daqui a 30 dias é que poderemos ver essa obra começar”, comentou a gerente.

A reforma do prédio da 9° GRE constituirá da substituição do teto, do sistema elétrico e hidráulico. Bernadete explica que em algumas salas há uma diferença de tamanho muito grande entre as paredes. Posteriormente a construção houve a substituição das telhas mais pesadas, por serem antigas, por outras mais leves, que não se ajustaram bem a arquitetura do prédio.

Quanto a Escola Normal Oficial de Picos, Bernadete explica que serão ocupadas algumas salas para não comprometer o andamento das atividades escolares. Os atendimentos da 9° GRE foram retomados na segunda-feira, 02. “A prioridade da SEDUC é ter sala de aula para o alunado”, ressaltou.

Cargo

A professora Maria Bernadete de Carvalho Almondes tomou posse como gerente interina da 9° GRE de Picos no dia 26 de janeiro. Apesar de ser filiada ao PT desde 1986, Bernadete faz parte dos quadros de servidores da gerência há 20 anos, preenchendo, portanto, requisitos políticos e técnicos. Nos últimos sete anos ela ocupava o cargo de coordenadora administrativa.

Nos seus primeiros dias à frente da gerência a GRE tem passado por essa mudança temporária de sua sede, mas ela frisa que a sua prioridade inicial é dar seguimento às matriculas escolares. Ela também falou sobre as escolas cujas obras estão paralisadas desde a administração Wilson Martins (PSB). Uma equipe técnica da SEDUC já veio a Picos analisar como se encontram essas obras e a possibilidade de retomá-las.

Comentários