A apicultura no estado do Piauí foi salva da seca no ano passado devido à migração dos enxames para outros estados. Mas quem não conseguiu levar os enxames para outro local espera mesmo é pela chuva que já começou neste mês na região.
Nos últimos três anos a situação foi desanimadora para os apicultores da região de Picos. A perda de enxames foi acima de 80% devido à estiagem e a falta de florada, alimento natural das abelhas. O jeito para muitos apicultores foi fazer a migração dos enxames que sobraram para outro estado./ Como é o caso de Natanael que levou tudo para o Maranhão.
Graças a migração dos enxames e investimento em tecnologias e medidas para o combate a seca como a indução de floradas, as cooperativas que fazem o beneficiamento do mel na região de Picos entraram em 2015 produzindo normalmente.
Segundo o diretor da Casa Ápis, Sitonho Dantas, apesar das dificuldades por causa da seca, o estado do Piauí ainda conseguiu exportar o ano passado cerca de quatro mil toneladas de mel. O produto ficou em 2º lugar na pauta de exportação do estado, perdendo apenas para a soja.