Diferente do que aconteceu em 2014, a maior parte dos feriados de 2015 serão em dias úteis. Contando com os feriados nacionais e municipais, trabalhadores e estudantes terão pelo menos 12 dias de folga devido às datas. O alto número de feriados preocupa os setores do comércio.
As datas indicam que 2015 terá muitos "feriadões", unindo com o fim de semana. Ao Folha Atual o presidente da Associação Comercial e Industrial de Picos, Martinho Cosme, disse que tantos feriados em dias próximos aos fins de semana, e com possibilidade de ponto facultativo, podem causar impacto negativo no comércio. Para o presidente o ano de 2015 na área comercial terá um reflexo similar ao de 2013/2014, tido como um ano de significativas perdas de vendas devido aos feriados.
"Não podemos precisar, mas acredito que com os feriados as vendas cairão cerca de 12%. Primeiro porque com os feriados o público da região, que lota aproximadamente 250 vans diariamente, deixará de vir a Picos, segundo porque os bancos não funcionam e o movimento no acaba sendo menor”, disse.
Para conter a queda Cosme pede que empresários e funcionários tentem compensar os feriados se dedicando ainda mais nos dias úteis: “o feriado é um direito do trabalhador e nós respeitamos isso, mas para não causar um impacto negativo tão grande é preciso que todos se dediquem ainda mais durante os dias normais”.