Sexta-Feira, 11 de Outubro de 2024

Reforma do antigo fórum está orçada em R$ 130 mil

Publicado em 15/10/2014
Por Jailson Dias
31d4002cf7769f63ae192b3afbe5.jpg
31d4002cf7769f63ae192b3afbe5.jpg
Fórum de Picos passa por reforma/Jailson Dias

A reforma e consequente adaptação do prédio onde funcionou por muitos anos o Fórum Governador Helvídio Nunes de Barros de Picos, localizado na Av. Getúlio Vargas, ficará orçada em R$ 130 mil. A informação partiu do secretário de Obras, Cláudio Galeno, responsável por esse serviço. Ele explicou que o prazo para a conclusão é de 90 dias. Os trabalhos começaram ainda na segunda-feira, 12.

Atualmente a Prefeitura de Picos gasta muito com aluguéis de imóveis para diversas secretarias e órgãos, que, deverão funcionar no prédio do antigo fórum, dentre eles: o PROCON, Conselho Tutelar, CREAS, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Obras, Coordenadoria de Direitos Humanos, dentre outras que serão deslocadas do Palácio Coelho Rodrigues, sede do poder executivo.

O secretário informou que o prédio do antigo fórum foi cedido pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ), uma vez que desde 2011 a comarca está sediada em um prédio alugado, na Av. Deputado Sá Urtiga, em frente ao primeiro balão. O Tribunal de Justiça almeja a construção de uma sede própria, cujo terreno já foi doado pelo ex-prefeito de Picos, Gil Paraibano, mas até o momento não se tem ideia de quando essa obra vai começar.

Além do fórum o prédio localizado no centro da cidade também já abrigou a Escola Normal Oficial de Picos (ENOP). O antigo fórum, por estar “abandonado”, era utilizado para práticas ilícitas, uma vez que apenas um portão de ferro de menos de dois metros o separava do exterior. Qualquer pessoa podia pulá-lo. Vale destacar que o prédio possui saída para a Av. Getúlio Vargas e para a rua Santo Antônio.

Com todo esse tempo “abandonado” quase tudo que poderia ser carregado do prédio foi levado. Os trabalhadores da Prefeitura de Picos constataram esse fato, que já era esperado. Foram furtadas desde portas, fiação elétrica, partes do sistema hidráulico, vasos sanitários, pias dos banheiros. “Inclusive portas, vidros quebrados, tudo isso terá ser reposto”, explicou.

Comentários